Já ouviu rádio sem usar pilhas e nem ligar na tomada? – Campus Campo Largo

Já ouviu rádio sem usar pilhas e nem ligar na tomada?

Os alunos do terceiro ano do curso técnico em eletromecânica do IFPR campus Campo Largo já ouviram!

Durante as atividades do componente curricular de introdução à eletrônica, ministrada pelo Prof. Marcos Hara, eles construíram rádios utilizando apenas fios de cobre e diodos de germânio. O princípio de retificação de sinais alternados utilizando diodos semicondutores foi empregado na recepção de sinal de rádio de emissoras AM da região. Foram sintonizadas 3 estações com o uso de antenas, que eram fios esticados sobre árvores do campus. Tais equipamentos são conhecidos como “rádio Galena”.

Cada equipe de alunos foi estimulada a pesquisar e montar seu protótipo. Para eles, a experiência de escutar rádio dessa maneira foi inédita e intrigante.

Como eles funcionam? Mais simples do que você imagina! Fica o convite para cada um pesquisar e tentar reproduzir em casa.