III Mostra de Cultura Afro – Campus Campo Largo

ENSINO

III Mostra de Cultura Afro

Entre 20 e 24 de novembro, o Campus Campo Largo realizou a terceira edição da Mostra de Cultura Afro cujo tema foi “Liberdade na Diversidade”. O evento objetivou estimular atividades interdisciplinares sobre as culturas africana e afro-brasileira, promover reflexões sobre o combate ao racismo e valorizar a diversidade étnica e cultural. Estudantes fizeram cartazes, organizaram apresentações culturais e participaram de debates.

No dia 20 de novembro, foi realizada uma roda de conversa sobre racismo na escola a partir da observação do curta “Vista Minha Pele”, de Joel Zito Araújo. A exibição do documentário “Menino 23: infâncias perdidas no Brasil” de Belisario Franca ocorreu no dia 21 de novembro. Setenta e cinco estudantes participaram de um debate, mediado pelos professores Fábio Lucas da Cruz e Júlia Graciela da Silva Oliveira, sobre as abordagens do filme quanto à história da escravidão e do racismo no Brasil.

Danças, músicas e poemas foram apresentados no dia 24 de novembro. Músicas de artistas negros estadunidenses foram cantadas por estudantes do projeto IfenCanto (que aproxima os estudantes da Língua Inglesa, amplia o contato e o uso dessa língua, a fim de favorecer o desenvolvimento intelectual e emocional) coordenado pelo Professor Jeferson Adriano de Souza . Após as apresentações, os estudantes conversaram com dois convidados africanos que vivem no Brasil. Os convidados descreveram tradições do Congo e de Angola e expuseram suas experiências de trabalho e estudo. O evento foi encerrado com um almoço organizado pela professora Renata Ferreira no qual foi servido um típico prato africano chamado Fufu.