Campus Campo Largo na Ficiências 2018: Primeiro Lugar em Ciências Humanas – Campus Campo Largo

EVENTO EXTERNO

Campus Campo Largo na Ficiências 2018: Primeiro Lugar em Ciências Humanas

Três estudantes do Campus Campo Largo participaram da VII Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIÊNCIAS), que aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu, entre os dias 6 e 9 de novembro, e uma delas conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas.

O Campus Campo Largo foi representado na FICIÊNCIAS por três estudantes do Ensino Médio Integrado, bolsistas de Iniciação Científica Júnior, orientadas pelos professores Fábio Lucas da Cruz e Sandro Marcos Castro de Araújo. Os trabalhos de pesquisa em História foram apresentados por: Ana Elise de Almeida de Jesus, Isabela Leocádia Class e Mylena Beatriz de Paula. A participação das estudantes.

A estudante Ana Elise venceu na categoria Ciências Humanas com o projeto “Alertas para doenças e anúncios para cura: a saúde nos jornais paranaenses do século XIX”. Por meio de análise da imprensa e dos discursos de governantes do Paraná, o trabalho demonstrou as relações entre racismo, desigualdade social e cientificismo na área de saúde oitocentista. Também destacou as epidemias, a oferta de medicamentos e atendimento médico, as visões da população sobre as doenças e a morte no século XIX.

Além de expor suas pesquisas e conhecer trabalhos de escolas do Paraná, da Argentina e do Paraguai, as estudantes participaram de uma oficina sobre pesquisa em Ciências Humanas e conheceram o Parque Nacional do Iguaçu. A participação das estudantes na Feira foi viabilizada pelo “Programa de Apoio a Participação em Eventos Estudantis” coordenado pela PROENS.