Seu browser não suporta JavaScript!

Acesso à informação
Página Principal
Página Principal » Cursos Técnicos Subsequentes » Cerâmica

Cerâmica

CURSO TÉCNICO EM CERÂMICA

 

1. Características do curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Modalidade: Presencial.
Forma de oferta: Subsequente.
Tempo de duração do curso: 02 anos.
Turno de oferta: Noturno.
Horário de oferta: 18h45min às 22h15min.
Carga horária total: 1200 horas relógio.
Tipo de matrícula: por componente.
Regime escolar: semestral (04 semestres).

 

2. Objetivo geral

O curso Técnico em Cerâmica tem como objetivo qualificar cidadãos para atuarem na área cerâmica como profissionais técnicos, com postura ética, competência técnica, comprometidos com as transformações sociais, políticas e culturais. Este profissional será capaz de agir no mundo do trabalho, seja de modo empreendedor ou em empresas cerâmicas na região em que está inserido, buscando com isso o aprimoramento da produção e de novos produtos, sempre valorizando as referências históricas e o meio ambiente.

 

3. Perfil profissional egresso

O perfil profissional do Técnico em Cerâmica é orientado segundo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, sendo suas competências e habilidades: planejar, coordenar e supervisionar etapas de produção de materiais cerâmicos. Operar e controlar linhas de produção. Utilizar máquinas, equipamentos e instrumentos da indústria cerâmica. Manipular e caracterizar matérias primas e insumos na indústria cerâmica. Desenvolver melhorias no processo produtivo e programar a produção. Realizar ensaios físico-químicos para o controle de qualidade da matéria-prima e do produto acabado. Controlar estoques de produtos acabados.

 

4. Diplomas e certificados

Em função dos componentes curriculares e carga horária, em cada módulo o aluno receberá Certificados de Qualificação Profissional, mediante solicitação, sendo:
Após conclusão e aprovação de todos os componentes curriculares do Módulo 1: CBO 8231-20 Preparador de massa cerâmica.
Após conclusão e aprovação de todos os componentes curriculares do Módulo 2: CBO 8202-05 Assistente técnico na fabricação de produtos de cerâmica, porcelanatos e afins; e CBO 7523-25 Preparador de moldes.
Após conclusão e aprovação de todos os componentes curriculares do Módulo 3: CBO 7524-20 Esmaltador cerâmico.
Ao término do curso, prazo mínimo de 2 anos, será expedido o diploma de Curso Técnico em Cerâmica do Eixo Produção Industrial.

 

5. Avaliação da aprendizagem

A avaliação é realizada durante todo o semestre letivo, considerando assiduidade e aproveitamento. O rendimento escolar será avaliado via acompanhamento contínuo do estudante e de seus resultados obtidos nas atividades avaliativas.
Os resultados serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo que A, B e C indicam aproveitamento satisfatório e D, aproveitamento insuficiente. O conceito mínimo para a aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima é de 75% sobre o total das aulas dadas. A avaliação é regida pela Resolução 50/2017 – CONSUP/IFRP, disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-no-50-de-14-de-julho-de-2017/

 

6. Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação de conteúdos e conceitos se dá ao longo do período letivo. Ao estudante que não apresentar aproveitamento satisfatório, nos diferentes componentes curriculares, será ofertada a recuperação paralela em horário diverso da aula regular (horários de atendimento).

 

7. Uso dos laboratórios

O uso dos laboratórios no Campus Campo Largo é disciplinado pelo Comunicado Interno 02/2015, disponível aqui.

 

8. Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução nº 01/2012 do CONSUP, disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br /menu-institucional/ institucional/conselhos-e -colegiados/conselho-superior/ resolucoes-2/75206

 

9. Matrizes curriculares

Para acessar a matriz curricular e ementas 2013, clique aqui.
Para acessar a matriz curricular 2018, clique aqui.

 

10. Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

 

11. Corpo docente

Para informações relacionadas aos docentes do curso, clique aqui.

 

12. Coordenação do curso

Prof. Adriano David dos Anjos
E-mail: adriano.anjos@ifpr.edu.br
Fone: 3208-8201

« « Comunicados internos   2º Sem/2013 » »