Seu browser não suporta JavaScript!

Acesso à informação
Página Principal
Página Principal » Cursos Técnicos Subsequentes » Eletrotécnica

Eletrotécnica

CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA

 

1. Características do curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Modalidade: Subsequente.
Forma de oferta: Presencial.
Tempo de duração do curso: 02 anos.
Turno de oferta: Noturno.
Horário de oferta: 18h45min às 22h15min.
Carga horária total: 1335 horas.
Tipo de matrícula: Por módulo/série.
Regime escolar: Anual.

 

2. Objetivo geral

Formar cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade detentor de um conjunto de conhecimentos que favoreçam sua atuação crítica, participativa e ética no mundo do trabalho, com vistas ao desenvolvimento de atividades voltadas para a compreensão da relação entre teoria e prática para realizarem atividades de execução, operação e manutenção de instalações e equipamentos eletroeletrônicos na indústria, em empresas de prestação de serviços e como profissional liberal pautando sua atuação em princípios éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.

 

3. Perfil profissional egresso

Formar um profissional técnico em Eletrotécnica capaz de: planejar serviços elétricos; realizar instalação de distribuição de alta e baixa tensão; montar e reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços; instalar e reparar equipamentos de iluminação de cenários ou palcos.

 

4. Diplomas e certificados

Ao término do primeiro ano de curso será conferido ao aluno o Certificado de Ajudante Eletricista (CBO-7156-15) e, ao término do curso, o Diploma de Técnico em Eletrotécnica, do Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais.

 

5. Avaliação da aprendizagem

A avaliação é realizada durante todo o ano letivo, considerando assiduidade e aproveitamento. O rendimento escolar será avaliado via acompanhamento contínuo do estudante e de seus resultados obtidos nas atividades avaliativas.
Os resultados serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo que A, B e C indicam aproveitamento satisfatório e D, aproveitamento insuficiente. O conceito mínimo para a aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima é de 75% sobre o total das aulas dadas. A avaliação é regida pela Resolução 50/2017 – CONSUP/IFRP, disponível em:

 http://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-no-50-de-14-de-julho-de-2017/

 

6. Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação de conteúdos e conceitos se dá ao longo do ano letivo. Ao estudante que não apresentar aproveitamento satisfatório, nos diferentes componentes curriculares, será ofertada a recuperação paralela em horário diverso da aula regular (horários de atendimento).

 

7. Uso dos laboratórios

O uso dos laboratórios no Campus Campo Largo é disciplinado pelo Comunicado Interno 02/2015, disponível em:

http://campolargo.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/Comunicado-Interno-002.2015-Uso-dos-Laboratórios.pdf

 

8. Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução nº 01/2012 do CONSUP, disponível em:

 http://reitoria.ifpr.edu.br/menu-institucional/ institucional/conselhos-e-colegiados/conselho-superior/ resolucoes-2/75206

 

9. Matrizes e ementas

Matriz e ementas 2016

Matriz e ementas 2013

Matriz e ementas 2011

Matriz e ementas 2010

 

10. Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

 

11. Corpo docente

Para informações relacionadas aos docentes do curso, clique aqui.

 

12. Coordenação do curso

Prof. Marcos Santos Hara
E-mail: marcos.hara@ifpr.edu.br
Fone: 3208 8201

 

« « Agroecologia   Mecânica » »