FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 2019 – Campus Campo Largo

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FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 2019

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Os servidores do Campus Campo Largo tiveram uma agenda especial de integração, diálogo, formação e discussão nos dias 01, 04, 05 e 06 de fevereiro, com vistas à organização das atividades letivas do ano de 2019.

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Na sexta-feira, a programação começou com um café da manhã organizado pela equipe dirigente, seguido da palestra “Identidade dos Institutos Federais”, ministrada pelo Pró-Reitor de Ensino, Professor Amarildo Magalhães. Já no período da tarde, os servidores acompanharam os vídeos encaminhados pela PROENS sobre as diretrizes que devem ser seguidas na construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) e, na sequência, se reuniram em grupos para discutir o tema e registrar suas considerações.

Na segunda-feira, período da manhã, os servidores conheceram o projeto “Ensino, Pesquisa e Extensão em Números”, que tem por finalidade coletar, sistematizar, gerenciar e publicizar informações, da implantação a consolidação do Campus (2010-2018), o qual será atualizado anualmente, tornando-se uma importante ferramenta de gestão. Logo após, os servidores acompanharam orientações acerca das ações envolvendo o Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus. No início da tarde, o Diretor-Geral, Professor Madureira, apresentou as Diretrizes e Metas da Gestão para 2019, destacando a importância do PPP, suas peculiaridades, mobilidade social e o compromisso do IFPR com a inclusão e a formação integral e cidadã. Ato contínuo, os docentes tiveram a oportunidade de dialogar com seus pares para planejar coletivamente as atividades contidas nos planos de ensino para 2019.

Na terça-feira, período da manhã, a Professora Maria Madselva Ferreira Feiges conversou com os docentes e técnicos administrativos em educação sobre a “Elaboração do PPP: revisitando conceitos e fundamentos”. O período da tarde foi destinado a reuniões de Colegiado e, na sequência, mais um momento para os docentes dialogarem com seus pares sobre as atividades dos planos de ensino para 2019.

A manhã da quarta-feira foi destinada às reuniões de Colegiados. No período da tarde, a equipe e o Diretor de Administração e Planejamento, Lúcio Schulz Júnior, detalharam a Execução Orçamentária de 2018 e o Orçamento 2019. Na sequência, foram apresentadas considerações sobre os procedimentos administrativos relacionados ao: Patrimônio, Calendário de Compras, SCDP e Tecnologia da Informação e Comunicação. Para finalizar as atividades da formação, os servidores participaram de uma roda de conversa com as três direções do Campus, com vistas ao esclarecimento e repasse de informações pontuais.

Para a Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Professora Luciane Schulz Fonseca, “a Formação Pedagógica de 2019 reforçou a necessidade de ampliação e aperfeiçoamento de práticas pedagógicas e administrativas, bem como, possibilitou conhecer as principais diretrizes que compõe o Projeto Político Pedagógico (PPP), um desafio para toda equipe em 2019. Mas, como já tivemos uma experiência exitosa na construção do PDI em 2018, o PPP será elaborado com mais maturidade profissional, visando garantir a consolidação de uma escola pública inclusiva, emancipatória, democrática e socialmente referenciada”.

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