O Campus – Campus Campo Largo

O Campus

Atualizado em

Copiado!

O Campus Campo Largo do IFPR compõe uma das 644 unidades da mais importante política pública educacional pós LDB 9394/96 no país: A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – REDE, que criou os Institutos Federais em todas as regiões brasileiras, por meio da Lei Federal nº 11.892/2008, sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Resultado da 3ª fase de expansão da REDE, o Campus Campo Largo, inicialmente Núcleo Avançado de Curitiba, foi inaugurado oficialmente em 05/12/2012, em solenidade coletiva envolvendo mais 30 unidades de todo o país, pela Presidenta Dilma Rousseff.

As atividades do Núcleo Avançado tiveram início em 24/05/2010, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Largo utilizando as dependências da Escola Municipal Reino da Loucinha, abrigando os três primeiros Cursos Técnicos Subsequentes – Agroecologia, Eletrotécnica e Mecânica, no período noturno, respondendo a uma demanda de qualificação profissional da região.

A Lei Municipal nº 2187, de 13/05/2010 autorizou a doação pelo poder executivo de Campo Largo de duas áreas urbanas, de aproximadamente 34 mil metros quadrados, antiga Cerâmica Iguassu, para a instalação da sede própria do IFPR Campus Campo Largo, constando na referida área uma edificação reformada de aproximadamente mil metros quadrados e outros sete mil metros quadrados de edificações passíveis de adaptação e/ou reformas, onde instalou-se, definitivamente, em 26/09/2011.

A partir de 2012, sob ritmo intenso de planejamento e expansão, o Campus vem crescendo e expandindo suas atividades. Foram reformadas duas grandes áreas para o Bloco de Salas de Aula e o Complexo de Laboratórios de Eletromecânica em 2013, possibilitando o início dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio a partir de 2014 (Eletromecânica) e 2016 (Automação Industrial), além da ampliação da oferta dos cursos subsequentes no período diurno (Eletrotécnica e Mecânica) e a oferta de novos cursos subsequentes noturnos: Cerâmica (2013) e Administração (2016). Em 2016 foi inaugurado o primeiro prédio novo, ampliando e otimizando os espaços, com ampla biblioteca, setores administrativos e de gestão do ensino, salas de professores, entre outros espaços, bem como ampliando significativamente o número de laboratórios.

Com o novo Bloco Didático em construção, 14 novas salas de aula serão disponibilizadas a partir de 2019, garantindo o processo de expansão do Campus com a oferta de Cursos na modalidade PROEJA (2019), Cursos Superiores (2020) e pós-graduação ainda em 2018. A nova área multiuso atende provisoriamente as necessidades da prática desportiva, além de atividades culturais e acadêmicas.

Paralelamente ao investimento em infraestrutura, o Campus Campo Largo teve seu principal investimento ao longo dos últimos sete anos: o contínuo ingresso de servidores/as altamente qualificados/as, contando, em 2018, com 54 docentes das mais diversas áreas do conhecimento e 32 profissionais técnicos responsáveis por atividades educacionais e administrativas, fazendo da instituição uma referência na qualidade do ensino.

Em sintonia com a comunidade o Campus vem ofertando uma educação de alto nível, desenvolvendo programas e projetos de extensão que vão ao encontro das necessidades de desenvolvimento local e regional, tendo como missão promover a educação profissional e tecnológica, pública, de qualidade, socialmente referenciada, por meio do ensino, pesquisa e extensão, visando à formação de cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.