Solenidade de Formatura do Tecnólogo em Agroecologia IFPR / PRONERA / Via Campesina é realizada no Assentamento Contestado – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

No último dia 27 de abril realizou-se a Solenidade de Formatura da Turma Especial do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Campo Largo, ofertada em parceria com o INCRA e a Escola Latino Americana de Agroecologia.

O Curso, iniciado em 2016, faz parte da política de educação do campo do IFPR e foi financiado com recursos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária-PRONERA, repassados pelo INCRA ao Instituto. […]

O Curso é realizado no Regime de Organização Curricular por Alternância, com o período de aulas concentrado em duas etapas anuais em que os estudantes permanecem em sistema de “internato” na estrutura disponibilizada pela Escola Latino Americana de Agroecologia, instalada no Assentamento Contestado, município da Lapa, localizado a 30 Km do campus.

Parte da carga horária do curso é complementada no chamado Tempo Comunidade, quando os estudantes retornam para suas comunidades de origem e desenvolvem atividades orientadas pelos docentes do curso por meio de uma prática pedagógica (Diálogo de Saberes e a práxis baseada em Paulo Freire) que promove uma relação de aprendizado mútuo e de verdadeira transformação da realidade.

Além dos trinta estudantes vinculados ao PRONERA, oriundos de dez estados brasileiros, a turma também formou quinze jovens estrangeiros da América Latina e Caribe (Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e República Dominicana) que participaram do curso por meio de um convênio firmado entre o IFPR e a Via Campesina com vistas a promover a integração latino-americana, conforme previsto no Termo de Acordos e Metas dos Institutos Federais.

A outorga de grau foi presidida pelo Reitor Odacir Zanatta e realizada no “casarão”, espaço cultural do assentamento, com a presença de mais de 300 convidados. Após, os formandos e a Escola Latino Americana de Agroecologia ofereceram um belíssimo jantar aos presentes.