Alunos e servidores podem participar de curso e teste de nivelamento TOEIC Bridge – Campus Campo Largo

INTERNACIONAL

O IFPR lançou um edital de processo seletivo interno para o preenchimento de vagas para curso preparatório e teste de nivelamento TOEIC Bridge. Alunos e servidores da instituição podem participar da iniciativa.

O edital está disponível na página do Centro de Línguas do IFPR (Celif).

As inscrições têm início na segunda-feira (1) e seguem até o dia 12 de junho.

O curso e o teste são indicados a pessoas que buscam o nivelamento em língua inglesa e cuja língua materna não seja o inglês. O teste avalia até o nível B1 (intermediário), de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

O objetivo do curso é preparar os alunos para o exame de proficiência em Língua Inglesa TOEIC Bridge, para que atinjam notas satisfatórias no teste e, assim, cumpram esse pré-requisito para a participação em intercâmbios, processos seletivos ou outras situações em que seja necessária a proficiência.

“Quanto ao nível de proficiência em inglês, percebemos que os estudantes do IFPR estão divididos em três grupos: cerca de 40% são iniciantes, nível A1; 30% estão no nível A2 e outros 30% no nível B1. Nosso objetivo ao ofertar esse curso é permitir que os participantes possam adquirir conhecimentos em língua inglesa e estejam preparados para atingir o nível B1 quando fizerem o teste de nivelamento, que é uma simulação do TOEIC Bridge”, explica a coordenadora do Celif, Ana Maria Tarini.

Os resultados dos testes de nivelamento serão repassados ao IFPR pela empresa que oferece o curso, para que novas estratégias de ensino de línguas sejam pensadas especificamente para cada campus da instituição.

Curso

Desenvolvido pela empresa Mastertest – ETS, o curso é gratuito e online (à distância). A carga horária é de 40 horas. Estudantes dos cursos técnicos de nível médio, de graduação, dos cursos de formação inicial e continuada e os servidores da instituição poderão se inscrever.

As atividades, para os candidatos selecionados, devem ter início entre 22 de junho e 3 de julho.

Serão disponibilizadas 20 mil vagas para o IFPR, que é a primeira instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que, além de ter acesso ao curso, poderá oferecer à comunidade acadêmica o teste de nivelamento de forma gratuita.

“Agradecemos à nossa equipe, que trabalhou rapidamente para a construção deste edital, e à deputada federal Luiza Canziani e ao Alex Canziani, que trouxeram até o IFPR esta oportunidade”, destacou o reitor do IFPR, Odacir Antonio Zanatta, durante a assinatura do edital, realizada no dia 28 de maio.

Inscrições

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela Internet, por meio deste formulário eletrônico, do dia primeiro ao dia 12 de junho.

O candidato deverá comprovar vínculo com o IFPR através de cópia (em pdf) da página dos dados pessoais presentes no SIGAA, SAGRE, SISA (para estudantes) ou SIGEPE (para servidores).

Resultados

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 16 de junho e a do resultado final para o dia 19.

Leia o edital

Edital nº 16, de 22 de maio de 2020 – Processo Seletivo Interno para inscrições em curso preparatório e teste de nivelamento TOEIC Bridge – Língua Inglesa.