/ Notícias / Campus Campo Largo apresenta em evento protótipo de ferramenta para colheita de mandioca

Campus Campo Largo apresenta em evento protótipo de ferramenta para colheita de mandioca

Publicado em

No dia 11 de agosto de 2022 ocorreu o 1º Seminário da Cultura da Mandioca de Mesa do Vale do Ribeira, no município de Cerro Azul. O evento foi organizado pelas prefeituras municipais de Cerro Azul, Curitiba e pelos seguintes órgãos: SENAR-PR, SEBRAE e IDR-Paraná.

Na oportunidade o campus Campo Largo foi convidado a contribuir no projeto e construção de uma ferramenta para arranquio de mandioca, melhorando a ergonomia dos agricultores e agricultoras que cultivam a espécie no Vale do Ribeira.

O protótipo foi adaptado a partir de uma ferramenta pré-existente, mas que não está disponível na região.

Participaram da concepção e adaptação os técnicos de laboratório André Augusto Camilo (Mecânica) e Vilmar Müller Júnior (Agroecologia) e os professores da área de mecânica Rogério Breganon e Hélcio Yosaburo Hattori.

Pela topografia fortemente acidentada, não é possível a entrada com máquinas e implementos convencionais em grande parte das áreas de produção. Além disso, as máquinas existentes apresentam elevado custo para pequenos agricultores, o que impossibilita a aquisição.

O evento contou com a participação de mais de 100 agricultores familiares, oriundos de vários municípios do Vale do Ribeira, dentre eles Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, dentre outros. O Vale do Ribeira é uma das regiões com o menor IDH do Paraná.

A ferramenta teve grande aceitação por parte dos agricultores, que colaboraram com propostas de adaptação e melhorias do protótipo. Após a contrapartida do público, a equipe de desenvolvimento do campus irá realizar as adaptações necessárias e retornará com o equipamento para Cerro Azul, para fase de validação de uso na região.

Confira as fotos.

Leia mais

IFPR Campo Largo – Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene | Campo Largo – PR – Brasil | CEP: 83607-140

Topo