Campus Campo Largo apresenta em evento protótipo de ferramenta para colheita de mandioca – Campus Campo Largo

EVENTO EXTERNO

Campus Campo Largo apresenta em evento protótipo de ferramenta para colheita de mandioca

Publicado em

Copiado!

No dia 11 de agosto de 2022 ocorreu o 1º Seminário da Cultura da Mandioca de Mesa do Vale do Ribeira, no município de Cerro Azul. O evento foi organizado pelas prefeituras municipais de Cerro Azul, Curitiba e pelos seguintes órgãos: SENAR-PR, SEBRAE e IDR-Paraná.

Na oportunidade o campus Campo Largo foi convidado a contribuir no projeto e construção de uma ferramenta para arranquio de mandioca, melhorando a ergonomia dos agricultores e agricultoras que cultivam a espécie no Vale do Ribeira.

O protótipo foi adaptado a partir de uma ferramenta pré-existente, mas que não está disponível na região.

Participaram da concepção e adaptação os técnicos de laboratório André Augusto Camilo (Mecânica) e Vilmar Müller Júnior (Agroecologia) e os professores da área de mecânica Rogério Breganon e Hélcio Yosaburo Hattori.

Pela topografia fortemente acidentada, não é possível a entrada com máquinas e implementos convencionais em grande parte das áreas de produção. Além disso, as máquinas existentes apresentam elevado custo para pequenos agricultores, o que impossibilita a aquisição.

O evento contou com a participação de mais de 100 agricultores familiares, oriundos de vários municípios do Vale do Ribeira, dentre eles Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Itaperuçu, dentre outros. O Vale do Ribeira é uma das regiões com o menor IDH do Paraná.

A ferramenta teve grande aceitação por parte dos agricultores, que colaboraram com propostas de adaptação e melhorias do protótipo. Após a contrapartida do público, a equipe de desenvolvimento do campus irá realizar as adaptações necessárias e retornará com o equipamento para Cerro Azul, para fase de validação de uso na região.

Confira as fotos.

Topo