Início Notícias Campus Campo Largo desenvolve site com termos técnicos em LIBRAS

Campus Campo Largo desenvolve site com termos técnicos em LIBRAS

Resultado de um projeto de pesquisa que teve início em 2015, professores e estudantes do Campus Campo Largo desenvolveram um Site com termos técnicos empregados nas aulas do Curso Técnico em Eletrotécnica.

O estudante Gustavo Elias de Brito coletou os termos técnicos e, com a orientação da tradutora/intérprete de LIBRAS do Campus Angela Paloma Zelli Wiedemann, analisou quais palavras já possuíam expressão na linguagem de sinais. Percebeu-se que muitos sinais encontravam-se distribuídos em literaturas e bibliografias específicas, sendo que alguns estavam mais detalhados que outros. Com isso, a proposta foi agrupá-los e deixá-los mais acessíveis com imagens e descrições para todos os sinais.

Na sequência, sob orientação da intérprete e dos Professores Cláudio Kleina, Fábio Cuelar e Marcelo Ambrósio, a estudante Marcella Jhenichen Perussolo desenhou manualmente cada configuração em LIBRAS e criou o boneco Guto. Os professores colaboraram na digitalização e ajustes das imagens. O estudante Gustavo gravou os sinais em LIBRAS no estúdio do IFPR do Campus Curitiba e contou com o apoio dos estudantes do Curso de Fotografia.

Um canal no Youtube com todos os sinais gravados em vídeos foi o primeiro passo para a oferta do material, mas, ainda, era preciso disponibilizar os desenhos do boneco Guto. Assim, surgiu a ideia de criar um Site. Nesta mídia digital, além dos desenhos do boneco Guto e os vídeos, há o conceito de cada termo e a descrição dos parâmetros da LIBRAS para o sinal. A etapa da descrição recebeu o auxílio dos intérpretes Tiago Saretto e Cleverson dos Santos do IFPR.

Atualmente, o canal do Youtube já teve mais de 8 mil acessos e o Site mais de 300 visualizações. Para a intérprete de LIBRAS Paloma “esta experiência no projeto Sinalário proporcionou uma nova visão além da criação de sinais de termos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica, que de fato é uma demanda, mas apontou uma outra necessidade, a de se pesquisar os sinais que já estão postos”. Já para o Professor Cláudio, “chegamos na etapa de divulgação deste trabalho que possui uma história de aprendizado e cooperação entre os servidores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento e campus distintos, mas com um único objetivo: Uma educação inclusiva e de qualidade para TODOS!”

O link do site é: sinalario.wordpress.com e do canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/kleinaifpr