Campus Campo Largo desenvolve site com termos técnicos em LIBRAS – Campus Campo Largo

ENSINO

Campus Campo Largo desenvolve site com termos técnicos em LIBRAS

Resultado de um projeto de pesquisa que teve início em 2015, professores e estudantes do Campus Campo Largo desenvolveram um Site com termos técnicos empregados nas aulas do Curso Técnico em Eletrotécnica.

O estudante Gustavo Elias de Brito coletou os termos técnicos e, com a orientação da tradutora/intérprete de LIBRAS do Campus Angela Paloma Zelli Wiedemann, analisou quais palavras já possuíam expressão na linguagem de sinais. Percebeu-se que muitos sinais encontravam-se distribuídos em literaturas e bibliografias específicas, sendo que alguns estavam mais detalhados que outros. Com isso, a proposta foi agrupá-los e deixá-los mais acessíveis com imagens e descrições para todos os sinais.

Na sequência, sob orientação da intérprete e dos Professores Cláudio Kleina, Fábio Cuelar e Marcelo Ambrósio, a estudante Marcella Jhenichen Perussolo desenhou manualmente cada configuração em LIBRAS e criou o boneco Guto. Os professores colaboraram na digitalização e ajustes das imagens. O estudante Gustavo gravou os sinais em LIBRAS no estúdio do IFPR do Campus Curitiba e contou com o apoio dos estudantes do Curso de Fotografia.

Um canal no Youtube com todos os sinais gravados em vídeos foi o primeiro passo para a oferta do material, mas, ainda, era preciso disponibilizar os desenhos do boneco Guto. Assim, surgiu a ideia de criar um Site. Nesta mídia digital, além dos desenhos do boneco Guto e os vídeos, há o conceito de cada termo e a descrição dos parâmetros da LIBRAS para o sinal. A etapa da descrição recebeu o auxílio dos intérpretes Tiago Saretto e Cleverson dos Santos do IFPR.

Atualmente, o canal do Youtube já teve mais de 8 mil acessos e o Site mais de 300 visualizações. Para a intérprete de LIBRAS Paloma “esta experiência no projeto Sinalário proporcionou uma nova visão além da criação de sinais de termos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica, que de fato é uma demanda, mas apontou uma outra necessidade, a de se pesquisar os sinais que já estão postos”. Já para o Professor Cláudio, “chegamos na etapa de divulgação deste trabalho que possui uma história de aprendizado e cooperação entre os servidores e estudantes de diferentes áreas do conhecimento e campus distintos, mas com um único objetivo: Uma educação inclusiva e de qualidade para TODOS!”

O link do site é: sinalario.wordpress.com e do canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/kleinaifpr