Campus Campo Largo promove Diálogos sobre História e Culturas Indígenas – Campus Campo Largo

NEABI

Campus Campo Largo promove Diálogos sobre História e Culturas Indígenas

A primeira edição dos “Diálogos sobre História e Culturas Indígenas” no Campus Campo Largo foi realizada de forma virtual entre 28 e 30 de abril. Os objetivos do evento foram promover conexões com representantes indígenas e divulgar conhecimentos para combater visões preconceituosas sobre os povos originários. As atividades foram organizadas pelo Neabi do Campus Campo (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) e pelo LAMER (Laboratório Multidisciplinar de Estudos em Relações Étnico-raciais e diversidade).

No primeiro dia, a comunicadora pataxó Isabela Santana apresentou o “Visibilidade Indígena”, movimento criado por mulheres de diferentes etnias para apresentar manifestações artísticas dos povos indígenas em sites e redes sociais. A Professora Dra. Letícia Fraga (UEPG) e a Professora Géssica Francielle Nunes de Paula debateram a inserção dos indígenas nas universidades. Géssica é Kaingang e descreveu sua trajetória como estudante e pesquisadora.

No segundo dia, o evento recebeu Camila dos Santos da Silva, que é representante Kaingang, graduanda em Ciências Sociais, artesã colaboradora da “Mídia Índia Oficial”. Camila falou sobre a formação da aldeia Kakané Porã, as lutas por territórios, as dificuldades e os preconceitos enfrentados pelos Kaingang na região metropolitana de Curitiba.

O último dia do evento foi dedicado à literatura indígena nacional e teve como convidada a Professora Dra. Janice Cristine Thiél (PUC/PR). A professora indicou autores e obras indígenas e respondeu a questões sobre ensino da cultura indígena, revisão da imagem do indígena nos livros e formas de resgatar e valorizar saberes ancestrais dos povos tradicionais.

O evento teve 219 inscrições de diferentes estados (Roraima, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Minas Gerais e Paraná). As gravações dos diálogos estão disponíveis no canal do Neabi Campo Largo no YouTube e no site do Neabi Campo Largo: www.neabicampolargo.com.

Confira!