Campus Campo Largo realiza a terceira edição do evento “Voz Mulheres” – Campus Campo Largo

ENSINO

Campus Campo Largo realiza a terceira edição do evento “Voz Mulheres”

A terceira edição do evento “Voz Mulheres”, com o tema “Segurança e saúde para todas” foi realizada, de modo virtual, no período de 14 a 18 de março de 2022. Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Campo Largo, o evento contou com a participação de pesquisadoras e professoras de universidades regionais que abordaram o direito à saúde, a segurança de mulheres em condição de refúgio, o combate à violência de gênero e o racismo nos procedimentos hospitalares.

A Profa. Dra. Maria Cristina Rauch (UEPG) descreveu experiências do Núcleo Maria da Penha ligado à UEPG. Ao relatar os índices de violência contra as mulheres na pandemia, a professora destacou que houve uma queda em número de casos, segundo o Fórum de Segurança Pública. Porém, há subnotificação e os índices não consideram outras formas de violência, como a emocional e psicológica.

A enfermeira do Hospital das Clínicas da UFPR e coordenadora do coletivo Mulheres Negras no Paraná, Juliana Mittelbach, doutoranda em Saúde Pública, apresentou os resultados de sua dissertação de mestrado sobre a violência obstétrica. Segundo a pesquisa, as mulheres negras no Paraná são a maioria de grávidas submetidas a procedimentos longos, ultrapassados e dolorosos que colocam em risco as vidas de mães e dos recém-nascidos.

A Profa. Dra. Daniela Annoni relatou as dificuldades enfrentadas por mulheres migrantes para conseguir trabalho, moradia e acesso ao sistema público de saúde. Elas nem sempre chegam ao país com documentos que a burocracia brasileira exige para que tenham acesso a serviços públicos. A professora também destacou que o refúgio deve ser assegurado pelo Estado a todo indivíduo em perigo em seu país de origem. O apoio a refugiados é geralmente realizado por associações filantrópicas e religiosas.

A palestra “Quem é cientista?” foi apresentada pela Profa. Dra. Rafaela Lopes Falaschi e abordou a história de mulheres que ganharam destaque na história da ciência. Ela ressaltou a importância de projetos de educação que estimulem a participação das meninas no mundo da ciência.

Estudantes bolsistas do projeto de pesquisa “Histórias de Mulheres Afegãs”, desenvolvido no Campus Campo Largo,  apresentaram resultados parciais da pesquisa. As estudantes Luisa Lucas (3º ano do Curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio) e Hellen Nabosne  ( 3º ano do Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio) mostraram como obras de escritoras como Déborah Ellis e Nádia Ghulam retomam exemplos da resistência das mulheres afegãs no regime fundamentalista do Talibã, tais como, a criação de escolas e a publicação de jornais.

Confira os vídeos das apresentações no canal do YouTube do Neabi Campo Largo: https://youtube.com/channel/UCFmGeGqcJ8aSopn79AgwKDQ