Campus Campo Largo realiza o Evento “Diálogos em Administração: IV Ciclo de Debates” – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Nos dias 27, 28 e 29 de agosto aconteceu no Campus o Evento “Diálogos em Administração: IV Ciclo de Debates. O evento, que acontece desde 2016, promovido pelo Eixo Gestão e Negócios, tratou de três temas: Saúde Mental no Trabalho; Empregabilidade com foco na Indústria 4.0, Inovação e Empreendedorismo. Teve como objetivo aproximar os estudantes dos Cursos Técnico em Administração (PROEJA e Subsequente) e da Especialização em Gestão Empresarial, dos profissionais e pesquisadores da área de gestão e afins, bem como, o debate, a socialização e o compartilhamento de conhecimentos.

Na primeira noite (26 de agosto), o tema em debate foi “Saúde Mental no Trabalho”, com as psicólogas Mariana Laís Batista (atua com psicologia clínica e docente em Campo Largo) e Michéli Liporini Meira (responsável pela área de recursos humanos e treinamento dos times de lojas próprias da marca “O Boticário” e da marca “Quem Disse Berenice”). Mariana destacou que a saúde mental está ligada ao bem estar físico, emocional e aos propósitos que elegemos para a vida. Já Michéli enfatizou ações que algumas empresas têm propiciado para cooperar com a saúde mental dos colaboradores.

Já no dia 27 de agosto o tema foi “Empregabilidade: com foco na Indústria 4.0”. O primeiro palestrante da noite, Vinícius Galindo de Mello, com Bacharel e Mestre em Engenharia da Produção, consultor do SEBRAE, tratou do processo histórico da industrialização, chegando às novas tendências e inovações do mercado, que busca a comunicação e o gerenciamento de dados de todo o processo produtivo, bem como, os desafios profissionais que enfrentaremos nos próximos anos. No segundo momento da noite, o engenheiro químico Eoldori Rodrigues Schiebelbein, sócio proprietário da Glass Haus Revestimento Cerâmicos, relatou a evolução do processo produtivo da Indústria Cerâmica, destacando sua trajetória empresarial e os novos desafios dos profissionais do mercado.

Na última noite do evento, o tema em destaque foi Inovação e Empreendedorismo. A primeira a apresentar o tema foi a Professora Ana Carolina Vilella de Carvalho, Bacharel e Mestre em Administração, lotada no Campus Pinhais e Assessora Especial de Empreendedorismo na Agência de Inovação do IFPR, a qual apresentou os conceitos de Empreendedorismo, Inovação, Empresa Júnior e Incubadora Tecnológica, bem como, destacou o papel das instituições de Ensino no fomento de ambientes de Inovação e Empreendedorismo, como: Parques Tecnológicos, Aceleradoras, Coworking e Start-ups. No segundo momento da noite, após um café de confraternização entre estudantes, professores e palestrantes, a conversa foi com Kelly Ticiana Pereira, Administradora e Mestre em Engenharia da Produção, que é Business Partner Startse e atua na difusão, conexão e fortalecimento de empresas, start-ups, hubs de inovação e investidores para que se tornem mais competitivos frente às empresas globais. Ticiana compartilhou sua experiência profissional vivenciadas no Vale do Silício (EUA) e China, destacando: as inovações tecnológicas em desenvolvimento no mundo; o desafio dos empreendedores de ‘matar o próprio negócio’ e, paralelamente, criar inovações; a democratização do acesso às novas tecnologias; exemplos de empresas inovadoras brasileiras.

Para a Comissão Organizadora do Evento, professores Alexandre Sassaki, Lívia Maria dos Santos, Luciane Schulz Fonseca e Selma Aguiar Jagher, esse modelo de atividade, além de propiciar a integração dos estudantes e a mudança de rotina da sala de aula, faz com que os conteúdos programáticos sejam abordados de uma forma diferenciada, mais realista, dinâmica e dialógica, permitindo que os estudantes mergulhem no universo empresarial e nas diversas possibilidades e oportunidades do mundo do trabalho.

A estudante Sandra Rivabem (Proeja) disse que “chegou ao evento sem grandes expectativas, na verdade fui mais cumprir o horário. Mas, como a informação, o conhecimento de cada profissional que ali palestrou, mudou minha visão. O conhecimento realmente pode mudar vidas, alterar histórias e trajetos. Nestas três noites de evento muitas chaves mudaram a minha mente, aflorou a criatividade e a visão hoje segue ampliada, criando novos significados, derrubando preconceitos e valores sem sentido”.