Campus Campo Largo realiza Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Campus Campo Largo realiza Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas

A Primeira Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Campo Largo aconteceu entre os dias 18 e 22 de novembro. Organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas(NEABI), a semana contou com palestras, seminários, oficinas, apresentações artísticas, declamações de poesias, exposição de cartazes, teatro e muita música. Confira:

A abertura e o encerramento do evento foi com os estudantes participantes do Projeto IFEncanto, coordenado pelo Professor Jefferson de Souza, que cantaram músicas de artistas negros estadunidenses. Ainda, crianças da Escola Municipal 7 de Setembro, que participam do projeto IFEncanto Kids, também se apresentaram na abertura e no encerramento da Semana de Estudos.

O Campus recebeu diversos convidados que pesquisam movimentos sociais afro-brasileiros e indígenas. Diversas atividades foram organizadas nos três períodos de aulas do Campus. Estudantes coordenaram rodas de conversa sobre racismo e intolerância religiosa. Os integrantes do NEABI promoveram um concurso de logotipo para a Semana de Estudos e realizaram oficinas sobre turbantes, dança Xhosa, abayomi (bonecas de pano africanos) e fufu (prático típico de diversos países africanos).

A modelo Luciana Tavares desenvolveu uma palestra sobre moda e negritude. Os estudantes tiveram oportunidade de fazer um desfile com roupas características de países africanos. A Prof. Dra. Nelly Souza abordou religiosidades afro-brasileiras e explorou sua experiência ao produzir uma série de livros artesanais intitulada Iabás: Histórias do Coração.

O cineasta Tiago Nascimento apresentou a série de documentários “Paraná Afro”. O pedagogo Florêncio Rekayg abordou a língua e cultura Kaingang e Ana Neres descreveu os desafios da Educação na aldeia Kakané Porã.

O evento também recebeu representantes do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial (COMPER): o Professor Alexandre César promoveu palestra sobre Políticas Públicas e Ações Afirmativas e o capoeirista Fernando Chumbinho desenvolveu atividades sobre cultura afro-brasileira e a importância sociocultural da capoeira.

O grupo de percussão Tambores do Paraná também participou do evento, apresentando a história da escravidão e da cultura afro-brasileira por meio de cantigas e demonstração dos diferentes ritmos de percussão ligados à religiosidade de matriz africana.

Mais informações no site do evento: https://sites.google.com/ifpr.edu.br/neabicampolargo