Campus Campo Largo realizada V MIPE – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Campus Campo Largo realizada V MIPE

Publicado em

Copiado!

No último dia 18 de setembro o Campus realizou a V MIPE (Mostra de Inovação, Pesquisa e Extensão), que contou com a participação de estudantes, docentes e técnicos, que puderam vivenciar, compartilhar e aprimorar a divulgação científica. Paralelamente, também, foi realizada VI Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH).  Durante o evento foram apresentados 40 pôsteres, 18 protótipos e 05 apresentações orais, que envolveram diretamente 131 discentes, 31 docentes e 03 técnicos administrativos em educação. Adicionalmente, foram ofertadas 11 oficinas e 03 rodas de conversa, que juntas envolveram 365 estudantes nos períodos da manhã, tarde e noite. Leia mais 
A Mostra contou com a colaboração voluntária de 26 profissionais externos, de diferentes áreas do conhecimento, que avaliaram os pôsteres e os protótipos. A avaliação externa dos trabalhos também objetivou valorizar as atividades de pesquisa, inovação e extensão, bem como estimular a iniciação científica e tecnológica.
Para o professor Fábio Lucas da Cruz, que apresentou vários projetos, a MIPE foi “fundamental para compartilhar resultados de pesquisas e atividades de extensão realizadas com estudantes de distintos cursos desde o início do ano letivo. São trabalhos de diferentes áreas do conhecimento que mostram a efetiva vinculação de ensino, pesquisa e extensão”.  
Já para o estudante Vinicius Brandani Godke, aluno do 2º ano do Curso Técnico em Mecânica, período da manhã, a participação da MIPE e no IFTECH “foram significativos na minha vida acadêmica, pois geraram valor através da troca de conhecimento e experiência entre nós alunos, professores e a comunidade externa. Momentos como esse não só proporcionam o desenvolvimento pessoal e intelectual de quem participa, mas também fortalece, amplia e torna um incentivo aos discentes na criação de novas ideias capazes de ajudar a comunidade onde estão inseridos”.
A avaliadora externa Márcia Dallagrana Colatusso, ao agradecer a oportunidade, relatou que: “na ocasião pude reavivar o meu encanto e amor pela educação e não tinha ideia que o IFPR desenvolvia  trabalhos de grande potencial acadêmico como vi no último dia 18/09. Sou uma profissional que teve quase toda a sua formação acadêmica em instituições públicas, porém, nos últimos tempos, infelizmente, tenho acompanhado os grandes desafios que essa rede de ensino enfrenta e, ao ver as produções dos alunos do IFPR – Campo Largo, percebi o quanto os professores são comprometidos, bem como os organizadores. A vivência como avaliadora na MIPE aumentou ainda mais a minha admiração pelos docentes da rede pública, bem como, a certeza de que o nosso país precisa urgente passar por transformações que incentivem e promovam condições ao aluno da rede pública usufruir das mesmas condições de ensino que vemos em determinadas redes privadas. Parabéns aos professores e alunos do IFPR”.  

Topo