Campus Campo Largo recebe a Guarda Mirim para atividades de Educação Ambiental – Campus Campo Largo

EXTENSÃO

Campus Campo Largo recebe a Guarda Mirim para atividades de Educação Ambiental

Publicado em

Copiado!

Como parte das iniciativas do Projeto “Agente Ambiental Mirim”, coordenado pela Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no último dia 15 de agosto aproximadamente 30 integrantes da Guarda Mirim visitaram o Campus, onde foram acolhidos pelos professores do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia para uma série de atividades de educação ambiental.

A Guarda Mirim de Campo Largo é um programa social da Guarda Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que visa contribuir para a boa formação intelectual, moral, civil e física dos adolescentes.

A visita iniciou com uma palestra do Professor Rodrigo de Souza, que discorreu sobre a forma como são produzidos os alimentos no Brasil, passando por questões como monocultura, sementes transgênicas e contaminação por agrotóxicos, de modo a conscientizar o público a respeito dos respectivos impactos sobre o meio ambiente e saúde humana, assim como apresentar a Agroecologia como alternativa sustentável para produção de alimentos saudáveis.

Na sequência, os visitantes foram divididos em três grupos para a realização das seguintes ações práticas:

1.    Visita à Experimentoteca de Solos e Meio Ambiente: exposição e demonstração de experimentos didáticos relacionados às propriedades e funções do solo e suas relações com a conservação dos recursos naturais. Esta atividade foi conduzida pelo Professor Felipe Pinho no Laboratório de Agroecologia (Agroindústria e Solos);

2.    Visita aos sistemas de compostagem de resíduos orgânicos do Laboratório de Práticas e Estudos em Agroecologia – LAPEA: educação ambiental voltada para a questão do lixo, apresentando a importância da separação de resíduos orgânicos domiciliares e promoção da reciclagem destes por meio de composteiras domésticas. Os participantes aprenderam também sobre as possibilidades de uso do composto orgânico (fruto do processo de compostagem) para melhoria das propriedades do solo, podendo ser empregado em vasos, hortas domésticas e sistemas de produção de alimentos. Essa atividade foi conduzida pelo Professor Ronaldo Guedes de Lima.

3.    Visita à Trilha Ecológica do LAPEA: atividade guiada pela Professora Emi Rainildes que conduziu os grupos na da Trilha Ecológica do Sistema Agroflorestal- SAF implantado no LAPEA. Os participantes puderam conhecer um sistema de produção de alimentos que concilia com a preservação ambiental.

A Técnica em Meio Ambiente Gabrielle Aymeê de Medeiros Khan, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pelo projeto relatou que:

“A experiência vivenciada no IFPR foi de grande valia aos alunos do projeto, pois puderam ter uma prática das questões ambientais que vêm trabalhando e aprender os conceitos da Agroecologia. Os professores conseguiram instigar neles novos olhares para a forma de produção e alimentação, além da importância da conservação ambiental em todas as suas formas.”

Topo