Campus conclui a 5ª Turma de Informática na Terceira Idade – Campus Campo Largo

Campus conclui a 5ª Turma de Informática na Terceira Idade

No último dia 14 de novembro o Campus Campo Largo conclui a quinta turma do Curso de Introdução à Informática para a Terceira Idade. O projeto de extensão teve início no segundo semestre de 2017 e, durante este período, foram atendidos 125 alunos, dos quais 94 concluíram o curso (frequência maior que 75%), com uma média de 75,2% de permanência e êxito.

O Curso é coordenado pelo Professor Cláudio Kleina e, ao longo desses dois anos, passou para ajustes para atender as demandas dos interessados. Um dos ajustes foi a quantidade de alunos atendidos. Atualmente são oferecidas de 24 vagas, divididas em duas turmas, com encontros semanais de 2 horas. A definição do número de alunos, por turma, se deve ao fato de para muitos esse é o primeiro contato com o computador e, se faz necessário desenvolver as habilidades de uso do mouse e do teclado. A atenção especial e individualizada a este público também é necessária porque muitos já criaram uma barreira em relação ao uso do computador e smartphones, além de ter como característica uma grande carência afetiva.

No ano de 2019, o projeto contou com a participação dos bolsitas Katlyn Caroline Bondezan e Gustavo Beghetto, viabilizando um melhor atendimento aos participantes da Terceira Idade, pois agora é possível dedicar maior atenção e auxílio durante as atividades. Para o início do ano de 2020 estão previstas mais duas turmas.

Segundo o Coordenador do projeto “a medida que conhecemos melhor as necessidades deste público, aprimoramos a forma de ensinar, a seleção dos conteúdos e a sua organização. A cada ano, a demanda vem aumentando e sempre ficam interessados em lista de espera. Para o segundo semestre de 2020 estamos trabalhando para fazer um curso destinado apenas a pessoas que estão em asilos e casa de repouso da região. A presença de alunos da terceira idade no Campus faz os discentes compreenderem que, independente da idade, sempre temos algo a aprender… e a ensinar, também!”