Curso de Agroecologia agita o Campus no final do 1º semestre – Campus Campo Largo

EVENTO EXTERNO

Curso de Agroecologia agita o Campus no final do 1º semestre

O final do semestre é geralmente cansativo para os estudantes. Neste período concentram-se as atividades avaliativas, recuperações e afins. Mas os estudantes do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Campo Largo tiveram oportunidade de vivenciar uma série de iniciativas que ajudaram a terminar o semestre de maneira mais leve e interessante! Confira:

No dia 18 de junho a turma realizou uma visita técnica ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia – CPRA, no município de Pinhais/PR, como parte das atividades do componente Alimentação Animal de Base Ecológica, ministrado pelo professor Rodrigo de Souza. Em tempos de contingenciamento de recursos, a visita só foi possível graças à auto-organização dos estudantes, que optaram pela carona solidária.

A visita foi uma aula prática conduzida pelo Médico Veterinário Evandro M. Richter, Coordenador da área de Produção e Bem-Estar Animal do CPRA. A estudante e agricultora Irene Jarek relatou que participar da aula prática no CPRA foi muito proveitoso: “Pra mim, que conheço um pouco dessa vida de produtor, consegui perceber meus erros e também os acertos. O trabalho que é realizado lá é muito importante. São pesquisas realizadas que ajudam quem produz a errar menos. E o resultado que eles têm lá é muito bom. Animais saudáveis e percebe-se com bem-estar equilibrado.”

Ainda em junho, entre os dias 24 e 29 os estudantes participaram da “I Semana Acadêmica de Agroecologia” no Campus. O evento foi coordenado pelos professores Rodrigo de Souza e Emi Rainildes Lorenzetti, e o mais importante é que partiu do interesse, proposição e articulação dos próprios estudantes do curso!

A organização se deu de forma participativa, horizontal e livre, oportunizando aos estudantes participarem espontaneamente da organização, propondo atividades, palestras, discussões de temas, oficinas, vivências, mostras culturais de dança, áudio, vídeo e outros. Os docentes do curso atuaram como facilitadores em momentos estratégicos para resolução de problemas e possíveis ponderações necessárias.

Esta atividade integrou-se à programação da Mostra de Cursos do Campus, levando à comunidade interna e externa do Campus conhecimentos das práticas agroecológicas, assuntos voltados à soberania e segurança alimentar, resgate de conhecimentos e práticas tradicionais, cultivo de alimentos livres de agrotóxicos, dentre outros. Buscou-se aproximar a comunidade com o Campus e com essa nova forma de se pensar uma agricultura sustentável.

Na programação também foram incluídas atividades do componente Prática Profissional II (ministrado pelos professores Felipe Pinho de Oliveira e Rodrigo de Souza), onde os estudantes puderam compartilhar com o público as experiências adquiridas em vivências junto à produtores, instituições e organizações que atuam no campo profissional da Agroecologia.

Esse conjunto de ações reforça a natureza do curso de Agroecologia no Campus, que está em consonância com as propostas do IFPR, democratizando conhecimentos, emancipando pessoas e contribuindo para o processo de desenvolvimento social mais amplo. Nesse sentido, são oferecidas aos estudantes condições de formação que busquem possibilitar-lhes participar ativamente da sociedade, interagindo com a realidade de forma crítica e criativa.