NAC – Campus Campo Largo

NAC

Atualizado em

Copiado!

Os Núcleos de Arte e Cultura (NAC’s) do IFPR têm o papel institucional de fomentar a formação, a difusão e a articulação da produção artístico-cultural do IFPR, assessorando a Pró- Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI) na gestão da política cultural da Instituição e contribuindo para a memória e a preservação de seu patrimônio cultural. Esta Unidade, entre suas muitas ações, coordena e operacionaliza, juntamente com a PROEPPI, as Políticas de Cultura, contribuindo assim com o fortalecimento, a criação e a implementação de diretrizes, metas e ações no campo das artes e da cultura no IFPR.

O NAC Campo Largo é composto por docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes que realizam pesquisas e atividades de ensino e extensão, como exposições, palestras, festivais artísticos, seminários, eventos virtuais e oficinas.

A partir de 2020, o Núcleo institui como projeto de extensão, o Programa Permanente de Arte e Cultura (ProPAC), que tem como objetivos:

Geral

Contribuir no processo educacional, promovendo a formação integral do educando e da comunidade escolar, a valorização da arte e da cultura, a interação social, o desenvolvimento da cidadania, a alfabetização visual para a potencialização da criatividade e para a preparação de um público apreciador de arte.

Específicos

Promover o desenvolvimento integral do educando, como condição necessária para a construção da educação e cidadania e melhoria da qualidade de vida da comunidade local, por meio da prática de atividades artístico-culturais.

Envolver os estudantes e servidores em vivências que desenvolvam suas capacidades de ação reflexiva, crítica e transformador.

Fomentar e promover atividades culturais de caráter formativo e educacional sobre as diversas linguagens artísticas (música, artes visuais, dança e teatro), para o pleno desenvolvimento humano, e valorizar os elementos culturais locais, regionais e nacionais.

Ofertar atividades artísticas com a finalidade de promover e estimular a criatividade, produção artística, conhecimentos e práticas educativas no contexto cultural.

Contribuir para a compreensão da arte como campo de conhecimentos, bem como forma de expressão e comunicação, estimular a percepção e a manifestação da diversidade cultural como direito de todos.

Institucionalizar as ações, formalizando via relatórios do programa, para futuras inserções nos Relatórios Anuais dos NAC’s (DIEXT/PROEPPI) e no Portal das Artes do IFPR, possibilitando ainda a certificação dos participantes.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.