NEABI – Campus Campo Largo

NEABI

Atualizado em

Copiado!

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) foi instituído pela resolução 71, de 20 de dezembro de 2018. Seu principal objetivo é “fomentar a formação, a produção de conhecimentos e a realização de ações que contribuam para a valorização da história, das identidades e culturas negras, africanas, afrodescendentes e dos povos originários tradicionais (etnias indígenas) no IFPR e para a superação de diferentes formas de discriminação étnico-racial.”

O NEABI Campo Largo é composto por docentes, técnicos administrativos em educação e estudantes que realizam pesquisas e atividades de ensino e extensão, como palestras, festivais artísticos, seminários, eventos virtuais e oficinas.

Anualmente, organiza a “Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas “.

Também é de competência do NEABI analisar a bibliografia existente no campus sobre culturas indígenas e afro-brasileira, promover ações contra a discriminação racial no ambiente escolar, estimular a educação das relações étnico-raciais e assessorar em ações afirmativas para ingresso e permanência de estudantes negros e indígenas na instituição.

Resolução CONSUP 71, de 20 de Dezembro de 2018.

https://www.neabicampolargo.com/


Na última sexta-feira, dia 27 de outubro, foi finalizado o Processo Seletivo Interno para seleção de estudantes para bolsa em Curso Remoto de Cerâmica (nível básico). Após as etapas concluídas de avaliação da carta de intenção, heteroidentificação para candidatos inscritos por meio de políticas afirmativas, cinco estudantes foram classificados para a bolsa. O estudantes Heloísa Carminha do EMI Administração, Lorena Anyely do EMI Agroecologia, Ana Marcela do EMI Agroecologia, Luciane de Jesus do Tecnólogo em Materiais e Nicole Domingues do Tecnólogo em Agroecologia. As estudantes classificadas terão acesso gratuito e permanente à plataforma de curso de cerâmica on-line da Escola Vida Feita à Mão. Na sexta-feira ocorreu uma reunião com os estudantes classificados, os membros do NEABI de Campo Largo e os coordenadores da Escola Vida Feita à Mão e Estúdio Boitatá. Quando os estudantes receberam de presente argila para os estudantes colocarem em prática os aprendizados do curso e também receberam instruções e informações para acessarem a plataforma e cursarem o curso de cerâmica. O NEABI Campo Largo agradece aos dois cursos pela oferta de vagas para os estudantes, como também parabeniza os estudantes classificados no processo seletivo.


PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA BOLSA EM CURSO REMOTO DE CERÂMICA (NÍVEL BÁSICO)

O NEABI Campo Largo em cooperação com Estúdio Boitatá e Vida Feita à Mão oferecem 5 vagas gratuitas para o curso de cerâmica on-line. São 5 vagas destinadas para todos os estudantes matriculados no campus Campo Largo no Ensino Médio, Superior, EJA e Subsequente, tendo vagas reservadas para estudantes negros e indígenas, mas também para ampla concorrência.

As inscrições para o processo seletivo das vagas estão abertas de 5 de outubro até 17 de outubro. É uma oportunidade única e em caso de dúvida consultar o edital ou algum membro do NEABI ou da Direção de Ensino do campus.

Edital

Formulário de Inscrição

Resultado

Candidatos Inscritos

Candidatos Inscritos Heteroidentificação

Classificação Final

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.