Estudante do Curso de Cerâmica apresenta pesquisa em Congresso – Campus Campo Largo

EVENTO EXTERNO

Estudante do Curso de Cerâmica apresenta pesquisa em Congresso

Entre os dias 5 e 8 de novembro a aluna Giulia Natalie Dorneles Costa, do segundo ano do Curso Técnico em Cerâmica, participou do 13º Congresso Brasileiro de Pesquisa & Desenvolvimento em Design (P&D), que aconteceu na cidade de Joinville – SC. A estudante apresentou seu trabalho “Fabricação Digital como estratégia para o desenvolvimento de Produtos Cerâmicos: o processo de elaboração de um cobogó”.

A pesquisa selecionada para o P&D 2018 teve seu início na disciplina Desenvolvimento de Produto II, ministrada pela Prof. Yasmin Fabris, e visava a elaboração de estruturas construtivas cerâmicas a partir da utilização da fabricação digital. A execução do trabalho previu a o uso de tecnologias como a impressão 3D e o corte CNC. Ao longo do projeto foram estabelecidas parcerias com o Curso Técnico em Mecânica, sob a orientação do Prof. Luciano Schuhli, e com o Laboratório de Cerâmica CESTEC. A participação da estudante no Congresso foi viabilizada pelo “Programa de Apoio a Participação em Eventos Estudantis” coordenado pela PROENS. Em outubro deste ano, a aluna já havia sido selecionada para apresentar o projeto no SE²PIN.