Estudantes da Agroecologia realizam visita técnica – Campus Campo Largo

VISITA TÉCNICA

Estudantes da Agroecologia realizam visita técnica

No último dia 27 de fevereiro, estudantes concluintes do Curso Técnico em Agroecologia do Campus Campo Largo/IFPR, acompanhados dos professores Felipe Pinho, Homero Cidade e do Coordenador do curso Ronaldo Guedes de Lima, realizaram uma visita técnica à Empresa CCM do Brasil, localizada na cidade de Campo Largo.

A CCM é a fabricante líder no mercado nacional de roçadeiras e derriçadeiras para a colheita de café, além de fabricar outros equipamentos para o mercado nacional e estrangeiro, onde o segmento da agricultura familiar está presente. e exportar para os principais mercados latino americanos. Fundada em 1982 em Curitiba, passou por grandes transformações, assumindo a vanguarda em equipamentos agrícolas destinados à produção agrária de base familiar.

A comitiva foi recebida pelo Diretor Administrativo Alessandro Dino de Almeida e pelo Engenheiro Mecânico e sócio da empresa Seiji Nakagiri. Toda a linha de produtos, desde pulverizadores, microtratores, motosserras e roçadeiras,foi mostrada. Em primeira mão, Alessandro divulgou à comitiva o lançamento de alguns equipamentos, como por exemplo, um acessório que quando acoplado à roçadeira executa uma capina muito rápida e eficiente.

Na sua maioria, são máquinas e equipamentos que diminuem a penosidade do trabalho agrícola, favorecendo o rendimento das operações do trabalhador que nos últimos tempos tem contado com mão de obra diminuída ou escassa nas propriedades rurais, observou Ronaldo. A visita técnica colaborou no aprendizado da disciplina de Máquinas, Motores e Implementos Agrícolas do referido curso ao ilustrar de maneira clara os conceitos e os princípios discutidos em sala de aula e no LAPEA (Laboratório de Práticas e Estudos em Agroecologia).