Estudantes de Agroecologia fazem exposição de trabalhos na biblioteca – Campus Campo Largo

ENSINO

Estudantes de Agroecologia fazem exposição de trabalhos na biblioteca

Estudantes do 2º. ano do Ensino Médio Integrado em Agroecologia apresentaram trabalhos desenvolvidos no componente curricular de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira II, sobre a obra “O Alienista” de Machado de Assis.

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de uma sequência didática, que foi orientada pelo Prof. Samuel e a TAE Paloma, fundamentada nos conceitos do Desenho Universal para Aprendizagem, em que busca uma abordagem de reformulação das práticas pedagógicas e dos currículos, visando atender o maior número de alunos, isto é, a diversidade que encontramos nas salas de aula.

Como parte da proposta, os estudantes foram divididos em 4 grupos e puderam fazer a leitura da obra em diversas plataformas tais como: livros da biblioteca ou digital, história em quadrinhos ou audiolivros. Cada grupo fez a leitura com diferentes objetivos, tais como, discutir as relações de poder na obra, conceito de loucura, o poder da ciência e questões de gênero. Após a leitura e discussão da obra, os grupos puderam escolher um meio de expressar o que aprenderam, cujos produtos foram expostos na biblioteca. A exposição contou com: desenhos sobre a representação das mulheres nos quadrinhos da obra, juntamente com um podcast, que discutiu sobre as questões de gênero; um vídeo em forma de noticiário que buscou demonstrar a questão de relações de poder; imagens com podcasts debatendo a temática da loucura e, por fim, um jogo de cartas foi criado com o objetivo de abordar a temática do poder da ciência (cientificismo).

Os estudantes, na última sexta-feira (dia 19/08), montaram a exposição e conversaram com estudantes e servidores sobre a obra “O Alienista”. Os trabalhos continuarão expostos na biblioteca e os podcasts e vídeos desenvolvidos poderão ser acessados por meio de QRCODES.