Estudantes de Agroecologia realizam Ação Solidária – Campus Campo Largo

Estudantes de Agroecologia realizam Ação Solidária

Os estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Campus Campo Largo organizaram uma campanha de arrecadação de alimentos, kits de higiene, roupas e cobertores, que beneficiou 37 (trinta e sete) famílias da comunidade Quilombola Palmital dos Pretos, localizada no Município.

Desde o início do isolamento social, devido à pandemia de Covid-19, os acadêmicos passaram a realizar encontros periódicos, por videoconferência, e diálogos em grupos de discussão no WhatsApp, visando a organização da segunda Semana de Agroecologia do Campus. Além dos debates acadêmicos, temas relacionados a esse momento pandêmico foram inseridos na agenda. E, de uma dessas discussões, surgiu essa ação solidária que envolve os discentes, servidores e a comunidade de Campo Largo.

Para o estudante Leandro Miguel Schepiura, “a Agroecologia vai muito além de simplesmente produzir alimentos sem a utilização de agrotóxicos. O VERDADEIRO agroecólogo se preocupa com a vida neste planeta, mais que isso, se preocupa com o planeta. Cuidar das Pessoas, cuidar da Terra, cuidar dos Animais é seu lema. Há alguns meses duas alunas do curso de Agroecologia do IFPR Campo Largo foram aprovadas em uma seleção de estudantes para a realização de um curso sobre Solos. Comprovando que a Agroecologia se importa com as pessoas, muitos amigos e professores, se uniram para ajudar a viabilizar a ida das alunas ao curso que aconteceria em outras cidades. Elas foram, porém deu-se início à pandemia do coronavírus no Brasil e, no primeiro dia, o curso foi cancelado, e elas tiveram que retornar. Com os recursos que haviam arrecadado compraram 6 cestas básicas, transmitindo ao próximo todo o bem que haviam recebido. O ato acabou por contagiar os demais alunos, que resolveram começar uma campanha de arrecadação, para conseguir ajudar ainda mais famílias carentes. A campanha foi um sucesso! Muitas pessoas ajudaram de inúmeras formas. Umas doaram alimentos, outras doaram roupas, máscaras, produtos de limpeza e dinheiro, que foi revertido em mais alimentos. O feijão distribuído nas cestas foi adquirido diretamente de uma aluna do curso de Agroecologia do IFPR, produtora rural de Campo Largo. As máscaras e o sabão foram produzidos por professoras e alunas da Agroecologia. A campanha dos alunos arrecadou 23 cestas básicas bem completas, 20 cestas de produtos de limpeza e higiene e muita roupa! No sábado (20/06), com a ajuda de 5 veículos 4×4 e seus tripulantes, os alunos de Agroecologia com os representantes da ONG Fraternidade Capulana partiram em direção à comunidade Palmital dos Pretos, remanescente Quilombola de Campo Largo. Ao total, 37 famílias foram atendidas. Entregas feitas, porta malas vazio e coração cheio, voltamos para casa com a certeza cada vez maior de que a Agroecologia é vida e que você também deve plantar essa ideia!”

Já a estudante Regiane Leal afirmou que “as doações superaram as expectativas; esperávamos arrecadar 10 cestas e conseguimos 37 somente de alimentos, fora as roupas, cobertores e produtos de higiene. Essa mobilização foi muito especial, pois conseguimos ajudar famílias de uma região da cidade que é de difícil acesso e onde os recursos são escassos. Em troca fomos recompensados com o brilho nos olhos e demonstrações de muita gratidão pelos moradores da comunidade. Isso não tem preço. Foi uma pequena amostra do quanto a Agroecologia pode impactar na vida das pessoas, não só dos estudantes, mas da comunidade como um todo.”

Para a Professora Emi Lorenzetti a iniciativa dos estudantes só veio a confirmar o objetivo do Curso, ou seja, “a formação que contempla aspectos técnicos, econômicos e sociais de forma integrada e que levem à formação de um cidadão consciente de seus direitos e deveres em prol de uma sociedade mais justa e sustentável”.

Os estudantes, durante todo o mês de junho, continuarão recebendo doações, visando atender mais comunidades. Além disso, estão avaliando a possibilidade de preparar refeições para moradores de rua. Os interessados em ajudar ou acompanhar esta e outras ações dos estudantes, acessem o Instagram da turma em: @agroeco_vida_ifpr