/ Notícias / Estudantes de Eletromecânica constroem pilha utilizando materiais alternativos

Estudantes de Eletromecânica constroem pilha utilizando materiais alternativos

Publicado em

Os estudantes do 4º ano de Eletromecânica realizaram um experimento que envolve a geração de energia a partir de materiais de baixo custo, usados no dia a dia. A ideia foi reproduzir o funcionamento de uma pilha onde a energia gerada deveria ligar uma calculadora simples.

Nas aulas teóricas de química foram trabalhados os conceitos sobre o funcionamento e os principais constituintes de uma pilha, como eletrodos, eletrólitos, circuito externo e circuito interno (ponte salina) e fluxo de elétrons. Já no laboratório, os estudantes utilizaram um legume ou fruta (batata, limão, laranja e tomate), como eletrodos moedas, prego e lacre de refrigerante, como forma de garantir diferentes tipos de metais.

A tensão gerada ligou uma calculadora simples, mas como a diferença de potencial formada por unidade de alimento era pequena, eles foram orientados a fazer ligações em série, a fim de se obter a tensão desejada e finalmente testar na calculadora.

Leia mais

IFPR Campo Largo – Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene | Campo Largo – PR – Brasil | CEP: 83607-140

Considerando a suspensão das atividades administrativas presenciais, o contato deverá ser efetuado via e-mail: serac.campolargo@ifpr.edu.br
Topo