Estudantes do Campus Campo Largo são premiados na MOBIPE – Campus Campo Largo

EVENTO EXTERNO

Estudantes do Campus Campo Largo são premiados na MOBIPE

A estudante Eduarda Cintra Cabral, do 3º ano do Curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, alcançou o primeiro lugar na categoria “Pesquisadores Visitantes” na Mostra Brasileira de Inovação, Pesquisa Científica e Empreendedorismo (MOBIPE), realizada virtualmente entre 30 de novembro e 04 de dezembro de 2020, pelo Colégio Positivo de Curitiba.

O trabalho, intitulado “Persistências do autoritarismo no Estado brasileiro e as mulheres na política”, foi orientado pelos Professores Fábio Lucas da Cruz e Júlia Glaciela da Silva Oliveira. Eduarda analisou fontes sobre as trajetórias de quatro mulheres: Eunice Paiva (enfrentou o governo da Ditadura para comprovar que seu marido fora torturado e morto); Amelinha Teles (participou da imprensa feminista, lutou pela anistia e não mediu esforços para que seus torturadores fossem punidos); Marielle Franco (vereadora assassinada por denunciar grupos criminosos no Rio de Janeiro); e Sônia Guajajara (líder indígena que denunciou o genocídio dos povos originários tradicionais).

Já as estudantes Isabela Class e os estudantes Gustavo Boufleur e Marcelo Cezar, do 4º ano do Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio, conquistaram o terceiro lugar na categoria “Projetos de Ensino Médio”.

O projeto premiado é “Ilumenz: sistema de iluminação cênica inteligente”, que tem como objeto a automatização do uso da luz no teatro, ampliando a segurança de profissionais da iluminação na afinação de refletores. A pesquisa, fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes, foi orientada pelo Professor Everton Ribeiro (Arte) e coorientada pela Professora Dailhane Grabowski (Automação Industrial).

Confira os trabalhos apresentados pelos estudantes nas fotos e vídeos que seguem.