Estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica realizaram visita técnica – Campus Campo Largo

VISITA TÉCNICA

Estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica realizaram visita técnica

No dia 31 de agosto de 2019, os estudantes do Curso Técnico em Eletrotécnica, 2° ano, realizaram uma visita técnica à usina de cogeração de energia da empresa Contour Global, que realiza suas atividades na Indústria de Alimentos Ingredion, localizada no Município de Balsa Nova – PR.

A Contour Global é uma multinacional com soluções tecnológicas que visam à geração de energia em diversos países com o objetivo de alavancar as economias regionais por meio da geração de energia e promover o desenvolvimento social. Recebe o nome de cogeração por, além de gerar a energia elétrica demandada pela indústria de alimentos (com capacidade instalada de 10,7 MW), reaproveita o vapor quente usado na turbina para os processos produtivos da fabris, resultando em uma maior eficiência de todo o sistema.

Nesta visita técnica os estudantes, acompanhados pelos professores Willi Osaka e Sandro Marcos de Araújo, participaram de uma palestra sobre a missão da Contour Global, características da planta de cogeração, automação do sistema por meio de controladores lógicos programáveis (CLPs), monitoramento por sistemas supervisórios, medidas de segurança, calibração de sensores, manutenções preventivas e ações em casos de acidentes.  Logo após, os estudantes visitaram a planta de cogeração, incluindo o centro de comando, turbina a gás, gerador elétrico e o sistema de aproveitamento do vapor para a indústria. Além disto, conheceram a subestação de energia elétrica, com disjuntores, chaves seccionadoras, transformadores de potência e o transformador 13,8 kV (onde há o link entre a energia gerada pela Contour e a rede da COPEL).

Esta atividade, intermediada pelo estudante Jonathan dos Santos, teve como objetivo agregar conhecimentos aos seguintes componentes curriculares: Geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Circuitos elétricos; Instrumentação; Instalações Elétricas Prediais e Industriais;Manutenção e Operação de Sistemas; Máquinas Elétricas; Automação; Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.