Estudantes do PROEJA realizam visita técnica no Museu Oscar Niemeyer – Campus Campo Largo

VISITA TÉCNICA

Estudantes do PROEJA realizam visita técnica no Museu Oscar Niemeyer

No dia 04 de dezembro, os estudantes do Curso Técnico em Administração, modalidade PROEJA , realizaram uma visita técnica no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A visita foi em dia e horário especial noturno criado pelo especialmente pela direção do Museu para atender ao público de estudantes jovens e adultos, sempre na primeira quarta-feira de cada mês. Além de conhecer o acervo do Museu, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer e interagir com as obras da 14ª Bienal de Curitiba – “Fronteiras em aberto”.

A visita foi organizada pelo Professor Fábio Lucas, responsável pelo componente curricular de História, e teve como objetivo compreender a função sociocultural dos museus e conhecer a diversidade inerente ao patrimônio cultural.

A estudante Sandra Rivabem, relatou minuciosamente o que a visita representou. Confira:

“Visita Técnica ao Museu Oscar Niemeyer: mais uma pra conta do IFPR/Campo Largo.

Quando partimos de ônibus para o museu, um bando de adultos cheios de expectativas, partimos também para o túnel do tempo. Indiferentemente da idade, estudantes agora! Regressamos a adolescência. Ao descer no museu tínhamos, em média, 12 anos. Diante de nós um horizonte de sonhos e possibilidades se abria. Entre mostras e exposições, eu em particular queria ver tudo. Muita coisa, é enorme o acervo. Mas só conseguia deter-me ao olhar dos colegas, muitos pela primeira vez num Museu. Olhos curiosos, olhos marejados, olhos escandalizados, enfim, a Arte provoca todas as reações. Aquele bando de “marmanjos” agora silenciava, todos muito atentos ao guia, que em nada supria nosso Professor Fábio. Que nos deu uma aula extra de respeito e educação. Ele se manteve em silêncio, educadamente, ouvindo o guia, embora todos ali soubessem que seu conhecimento sobre o assunto era imensamente, infinitamente superior ao do guia. Foi lindo, ver este Professor cheio de sabedoria, como espectador. Tem gente que ri com os lábios, no caso o Professor Fábio ria com os olhos, aquele riso que vem da alma, do espírito, foi lindo! De uma sala a outra, andávamos em êxtase, num encantamento infantil, num mergulho de emoções que só a Arte pode nos proporcionar. Ficaria dias descrevendo o que vi e senti. Pequenas e grandes emoções em uma noite. A vida estudantil, rica de informações nos surpreende cada vez mais. Amei estar ali.”