Início Notícias Estudantes pesquisadores do Campus são premiados na Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Três estudantes do Campus Campo Largo destacaram-se nas premiações da Feira Brasileira de Jovens Cientistas (FBJC), evento virtual (https://fbjc.com.br/) que aconteceu no período de 26 a 28 de junho de 2020. As apresentações aconteceram no último sábado, 27 de junho. Confira:

Mylena Beatriz de Paula, estudante do quarto ano de Automação Industrial e bolsista do Programa de Incentivo à Iniciação Científica Júnior – PIBIC JR (IFPR/CNPq), conquistou o segundo lugar na categoria Ciências Humanas apresentando o projeto “Resistência cultural e luta pela terra na história do povo Xetá”, sob orientação dos Professores Fábio Lucas da Cruz e Sandro Marcos Castro de Araújo. A pesquisa descreve o genocídio da etnia Xetá no Paraná durante o século XX. Mylena Beatriz também foi honrada com um passaporte para a FEBIC (Feira Brasileira de Iniciação Científica), que acontecerá em Santa Catarina.

O estudante Alexandre Padilha, terceiro ano do Curso Técnico em Automação Industrial, obteve o terceiro lugar na Categoria Ciências Humanas com o projeto “A (re) inserção social de escravizados libertos no Paraná entre 1880 e 1900”, sob orientação do Professor Fábio Lucas da Cruz. A pesquisa analisa jornais e relatórios de governo que indicam o racismo estrutural e as dificuldades da população negra para conseguir emprego, moradia e educação. Alexandre ainda foi contemplado com o “Prêmio Innova Lab”, que garante assinatura gratuita para cursos na plataforma digital da empresa.

Também em terceiro lugar na Categoria de Ciências Humanas ficou a estudante Isabela Leocádia Classé, bolsista PIBIC JR (IFPR-CNPq), que apresentou a pesquisa “Uma inglesa no Brasil Imperial: percepções sobre as mulheres brasileiras nos escritos de Maria Graham”, que analisa como a viajante inglesa Maria Graham percebeu o contexto político e social do Brasil oitocentista, suas críticas à vida das mulheres de diferentes grupos sociais e suas relações com a Princesa Leopoldina. Esse projeto tem como orientadores os Professores Fábio Lucas da Cruz e Júlia Glaciela da Silva Oliveira.

O Campus Campo Largo contou com sete projetos finalistas na FBJC. A mostra virtual, os projetos, os resumos e os vídeos estão disponíveis nas redes do evento: @fbjc.

Veja a lista de todos os trabalhos do Campus que participaram da Feira Brasileira de Jovens Cientistas:

Estudante pesquisadora: Mylena Beatriz de Paula.

Projeto: “Resistência cultural e luta pela terra na história do povo Xetá“.

Orientadores: Fábio Lucas da Cruz; Sandro Marcos Castro de Araújo.

Estudante pesquisadora: Isabela Leocádia Class.

Projeto: “Uma inglesa no Brasil Imperial: percepções sobre as mulheres brasileiras nos escritos de Maria Graham”.

Orientadores: Fábio Lucas da Cruz; Júlia Glaciela da Silva Oliveira.

Estudante pesquisador: Alexandre Padilha.

Projeto: “A (re)inserção social de escravizados libertos no Paraná entre 1880 e 1900”.

Orientador: Fábio Lucas da Cruz.

Estudante pesquisadora: Carolina da Costa de Jesus.

Projeto: “O movimento das mulheres negras no Paraná a partir da segunda metade do século XX”.

Orientador: Fábio Lucas da Cruz.

Estudante pesquisadora: Maria Luiza Jaszczerski.

Projeto: “A dama de Salerno: a medicina feminina de Trotula de Ruggiero”.

Orientadora: Júlia Glaciela da Silva Oliveira.

Estudantes pesquisadoras: Camile Ribeiro Texca e Emily Eduarda Barausse.

Projeto: “O ensino médio integrado no Instituto Federal do Paraná: concepções políticas e educacionais dos projetos pedagógicos de curso”.

Orientadores: Samuel Carlos Wiedemann; Simone Aparecida Milliorin; Joelson Juk.

Estudantes pesquisadores: Osmar Cardoso Lopes Filho e Pedro Augusto Petersen Ferreira.

Projeto: “Desenvolvimento de tecnologias assistivas em manufatura aditiva”.

Orientadores: Samuel Carlos Wiedemann; Cláudio Kleina; Hélcio Yosaburo Hattori; André Augusto Camilo.