Formação Pedagógica 2021 – Campus Campo Largo

EVENTOS INSTITUCIONAIS

Formação Pedagógica 2021

Publicado em

Copiado!

Nos dias 03, 04 e 05 de fevereiro, docentes e técnicos administrativos em educação participaram da primeira Formação Pedagógica do ano letivo de 2021 do IFPR/Campus Campo Largo, que contabilizou 24h de atividades. Em atendimento às determinações das autoridades sanitárias toda a programação aconteceu de forma remota.

Na abertura, a atividade contou com as boas-vindas da Gestão do campus e com o compartilhamento das diretrizes e perspectivas para o ano de 2021. Na sequência, a Gestão do Ensino realizou uma Roda de Conversa, que envolveu informes, orientações pedagógicas e metodológicas acerca do Regime Didático Emergencial e saneamento de dúvidas. No período da tarde, o Professor Vitor Paro (USP) apresentou o tema ‘Gestão, Democracia e Educação’, discutindo conceitos sobre administração escolar/mediação pedagógica, educação, trabalho, cultura, condição humana, política e democracia sob o prisma da convivência entre os sujeitos.

No dia 04/02, no período da manhã, membros do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) apresentaram “A Educação para as Relações Étnico-raciais na Educação Profissional – perspectivas para o IFPR Campus Campo Largo”, com destaque para a atuação, características, finalidade e atividades realizadas pelo Núcleo no ano de 2020. Os membros do NEABI também pontuaram conceitos sobre o Racismo Estrutural, no panorama histórico e contemporâneo, os fundamentos legais e sociais para a construção de uma Educação antirracista.

No último dia (05/02), o Professor Gaudêncio Frigotto (UERJ) expôs o tema “Ensino Médio Integrado e a Educação Politécnica e seu potencial transformador nos Institutos Federais”, destacando dentre outros: o núcleo de disputa da formação humana que atravessa o nosso tempo histórico (formação integral/tecnicista); as lutas e conquistas históricas do sistema educacional brasileiro; os fundamentos da Educação Integral; os desafios da Rede Federal no contexto social e político atual, destacando a necessidade de pensar coletivamente (como Rede). No período da tarde, a Gestão Administrativa do campus compartilhou a execução orçamentária do ano de 2020 (detalhando as melhorias realizadas no campus e objetos adquiridos); o orçamento para 2021 e o impacto com a redução dos recursos do governo federal; os procedimentos para as compras; orientações do almoxarifado e cautelas com os bens patrimoniais.

Durante o período da formação, foram destinadas 11h para as reuniões de Colegiados de Cursos, com vistas ao debate e ao planejamento das atividades letivas.

Confira algumas imagens das atividades.

Topo