Grupo de Música do Campus Campo Largo – Campus Campo Largo

ARTE E CULTURA

Grupo de Música do Campus Campo Largo

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Campus prevê, entre muitas ações, o fomento e o incentivo a arte e a cultura, dentro da concepção de educação que humaniza as pessoas.

Assim, no segundo Show de Talentos (dezembro de 2019), após várias apresentações, alguns estudantes e servidores (aproximadamente dez), perceberam que era possível materializar o Grupo de Música do Campus Campo Largo e, após algumas conversas os projetos começaram a florescer.

Eis que veio a pandemia e, mesmo a distância (cada um na sua casa), o projeto se tornou realidade. Assim, em maio de 2020 o grupo fez a sua primeira apresentação com a música Let it Be / The Beatles, disponível no  Youtube, e no Instagram do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) @nac_cl, como uma das atividades executadas na ação #quarenteNAC.

O Projeto é coordenado e regido pelo Técnico em Assuntos Educacionais Estanislau Velasco Junior (Thannes), que ocupa a função de chefe de gabinete da Direção-Geral. Formado em Música e membro do Grupo de Música Popular Brasileira da UFPR, desde que chegou no Campus, Thannes teve todo o apoio da instituição para “ouvir” os talentos e consolidar o Grupo de Música. Diante da concretude da primeira apresentação, Thannes relatou que ficou “muito emocionado, durante todo o processo, ao ver o esforço e a dedicação de cada um deles. Confesso que “chorei muito”, de alegria claro. Estes meninos e meninas tem muito para contribuir com a construção de seres humanos de verdade. Precisam apenas de nosso apoio.”

No mês de junho, uma nova apresentação do grupo: a interpretação de “Sangue Latino”, do grupo Secos e Molhados.

Atualmente, o grupo é formado por: Bárbara Vitória Marchioro (estudante); Cauã Vinicius Paiva (estudante); Estanislau Velasco Junior (Técnico Administrativo); Felipe Pinho de Oliveira (docente); Gabriel Ferreira Mattos (estudante); Jefferson Adriano de Souza (docente); João Pedro Estevão (estudante); Luís Fernando da Silva (estudante); Raphael dos Santos Pontes (Técnico Administrativo); Ricardo Kertscher (docente); Rudinei Celso de Souza Jantsch (docente); e Zilmary Alves de Moura (estudante). Novos talentos são aguardados para ampliar a musicalidade.

O Projeto do Grupo de Música do Campus Campo Largo passou a integrar o Programa Permanente de Arte e Cultura ( PROPAC), sob os cuidados da servidora Luciana Milcarek, que também coordena o NAC.

Acesse os links das apresentações e deixe a emoção “falar mais alto”.