II Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Campo Largo – Campus Campo Largo

NEABI

II Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Campo Largo

Publicado em

Copiado!

A II Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas foi realizada entre 16 e 20 de novembro. Devido à pandemia de Covid-19, o evento foi virtual e recebeu 800 inscrições. Participaram pessoas de Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina e Paraná.

O tema do evento deste ano foi “Tempos de Resistência” com o intuito de abordar a luta contra o racismo e a defesa das terras e culturas dos povos originários tradicionais. 

Mauro Leno (FUNAI) abordou a história indígena no Paraná e destacou os processos de apropriação das terras indígenas por empresários e políticas estatais, a atual configuração das reservas indígenas e a continua luta das comunidades para defender suas terras e tradições.

A resistência cultural do povo negro foi abordada pela Professora Dra. Daniela Vieira (UEL), que abordou a história do RAP e sua importância como movimento de transformação social. A Professora Maria Ravazzani (CECA Guido Viaro) ressaltou artistas plásticos que exploram a história do povo negro e o racismo, como Rosana Paulino e Paulo Nazareth.

A Professora Dra. Lucia Helena (UNESP) ressaltou a ausência de políticas estatais para a população negra no período posterior à abolição e a prevalência do racismo estrutural. A Professora Dra. Flávia Rios (UFF) também abordou o racismo estrutural e descreveu estratégias dos movimentos feministas negros na atualidade. Em perspectiva interseccional, o racismo brasileiro e a transfobia foram problematizados pela Professora Dra. Meg Rayara (UFPR).

O evento promoveu um cine-debate sobre o curta metragem “A fada dos doces”, coordenado pelo Professor Dr. Everton Ribeiro para abordar o racismo a partir de casos específicos do Paraná.

No decorrer das atividades, foram exibidos vídeos de poemas dos finalistas do concurso cultural “Slam da Diversidade”. Os textos abordavam a diversidade cultural e a luta por justiça. Após votação popular no Instagram no Neabi Campo Largo, a estudante Maria Luiza Jaszczerski do 3° ano de Eletromecânica obteve o primeiro lugar com o texto “Século XXI”. Os finalistas foram premiados com medalhas, certificados e kits de livros.

O evento foi realizado pelo Neabi Campo Largo em parceria com o NAC (Núcleo de Arte e Cultura) que realizou também uma Galeria Virtual. Vídeos produzidos pelo Grupo de Música de Campo Largo foram exibidos em cada dia da Semana de Estudos. O vídeo de encerramento foi produzido para estreia no evento e  homenageou Pixinguinha com uma interpretação da música “Carinhoso”.

Todos as atividades da II Semana de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas foram gravadas e estão disponíveis no Canal do YouTube do Campus Campo Largo.

Topo