Lançamento de Livro sobre Iniciação Científica em História no Campus Campo Largo – Campus Campo Largo

NEABI

Em 17 de setembro, o Laboratório Multidisciplinar em Estudos Étnico-Raciais e Diversidade (LAMER) transmitiu a live de lançamento do livro “Pesquisa científica em história: pesquisas no ensino médio integrado”. A obra foi organizada pelo Professor Fábio Lucas da Cruz e contempla resultados de pesquisas realizadas pelos estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Campo Largo, no período de 2018 a 2020.

O livro possui dez capítulos. Cada pesquisa revela aspectos do desenvolvimento regional e da luta por direitos de mulheres, jovens, dos povos indígenas e da população negra. Dentre as principais fontes primárias, os estudantes analisaram jornais dos séculos XIX e XX, “Relatórios de Governo” redigidos pelos governantes do Paraná, diários, biografias, fotografias e ilustrações do século XIX. Embora tenham temáticas diversas, todos os textos debruçam-se sobre a História para contrapor-se a estereótipos e apresentar informações fundamentais para compreender as realidades socioculturais.

Durante a live, as autoras Camile Texca e Isabela Texca (estudante do Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio), Eduarda Cintra Cabral e Maria Luiza Jaszczerski (estudantes do Curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio) relataram a importância da iniciação científica para a formação cidadã e para a inserção no mundo acadêmico.

A estudante Eduarda disse que “quando eu entrei no IFPR e soube que faziam pesquisa no ensino médio, fiquei extasiada. Não era algo que fazia parte da minha realidade e eu sempre imaginava que ser pesquisadora, ser cientista, estava muito longe do meu alcance. Por isso, desenvolver esse projeto foi uma reviravolta na minha vida. Todas as oportunidades e informações que obtive a partir da iniciação científica me fizeram crescer academicamente e pessoalmente também! Acredito que trazer uma pesquisa sobre o autoritarismo brasileiro e a luta feminina é de extrema importância em tempos que muitos dizem que o Estado não é autoritário e que ainda há uma desigualdade gritante entre gêneros. Serei eternamente grata ao IFPR e a todos os docentes que incentivam a pesquisa feita por nós, jovens!”

Já a estudante Camile aduziu que “realizar iniciação científica durante o ensino médio foi uma experiência incrível e muito enriquecedora para mim. Por meio dela, aprimorei minhas habilidades de escrita, interpretação e análise de texto, síntese e oralidade. Além disso, desenvolvi muito o pensamento crítico, o pensamento lógico e a autonomia intelectual, essenciais para a prática da cidadania. Ademais, é ótimo saber que um trabalho que fiz tem importância social, pois o tema da pesquisa, pós-abolição no Paraná, ainda tem pouca bibliografia e é um assunto essencial para entender um grande problema do tempo presente, o racismo.”

A gravação da live está disponível no canal do YouTube do LAMER. Confira!

Para saber mais, visite www.neabicampolargo.com