NEABI Campus Campo Largo promove eventos virtuais – Campus Campo Largo

ENSINO

NEABI Campus Campo Largo promove eventos virtuais

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Campo Largo tem realizado eventos virtuais, tratando de diversos temas: Mulheres Negras e Indígenas; Filosofia Africana, História e Literatura para uma Educação Antirracista e Mulheres e Ciência na Tecnologia. Confira os resumos:

A Professora Angélica Antonechen Colombo, em 18 de junho de 2020, apresentou o tema a “Filosofia Africana: a Necropolítica como conceito emergente” . Os conceitos do filósofo africano Achille Mbembe foram associados a acontecimentos atuais como a pandemia, os protestos contra o racismo em várias partes do mundo e a violência urbana que afeta principalmente a população negra.

Os estudantes de iniciação científica expuseram suas pesquisas sobre “Mulheres em contextos autoritários” no dia 23 de junho de 2020. Eduarda Cintra Cabral, do terceiro ano do Curso Técnico em Eletromecânica, apresentou a pesquisa “Persistências do Autoritarismo e Mulheres na Política”, destacando mulheres indígenas que foram perseguidas e torturadas na Ditadura Civil-Militar. Já a estudante Carolina da Costa de Jesus, do quarto ano do Curso Técnico em Automação Industrial, apresentou o trabalho “O movimento de mulheres negras no Paraná na segunda metade do século XX”, o qual ressalta o racismo estrutural, o sexismo e a resistência das mulheres negras por meio de associações como o “Coletivo de Mulheres Negras do Paraná”. Ao final da live foram sorteados livros, canecas e camisetas sobre Angela Davis e Machado de Assis.

Com o intuito de valorizar mulheres negras e indígenas da História do Brasil, o NEABI promoveu um concurso no qual os estudantes indicaram nomes de mulheres negras e indígenas que admiram e as causas desta admiração. As selecionadas receberam livros de Angela David, Camisetas de Machado de Assis e canecas com frases de Martin Luther King.

No dia 26 de junho, o Professor Fábio Lucas da Cruz foi convidado por estudantes para falar sobre História e sua trajetória profissional. A palestra chamou-se “Todo mundo tem uma história para contar…” e foi mediada pela Professora Selma Aguiar Jagher. Além de responder a questões sobre sua profissão como historiador e educador, o docente contou lendas indígenas e leu literatura infantojuvenil com protagonistas negros para abordar a Educação para as Relações Étnico Raciais. Livros, bolsas, camisetas e canecas sobre literatura e combate ao racismo foram também sorteados no final do evento.

No último dia 02 de julho, o NEABI reuniu, sob a mediação da Professora Júlia Glaciela da Silva Oliveira, as Professoras Beatriz do Santos Pes, Dailhane Grabowski Bassinello e Marta Gomes Francisco, que cuidaram do tema “Mulheres na Ciência e Tecnologia”, compartilhando suas vivências enquanto engenheiras e cientistas, num ambiente majoritariamente masculinizado.

Curta a página do NEABI Campo Largo no Instagram e acompanhe as sugestões de livros, filmes, eventos científicos e culturais: neabi@campolargo.