Neabi do Campus Campo Largo realiza live sobre “As lutas pelos direitos Indígenas na região sul” – Campus Campo Largo

NEABI

Neabi do Campus Campo Largo realiza live sobre “As lutas pelos direitos Indígenas na região sul”

Publicado em

Copiado!

No último dia 09 de agosto, em alusão ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o coordenador do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) da Regional Sul, filósofo e bacharel em Direito, Roberto Antônio Liebgott participou da live organizada pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Campo Largo (Neabi) para debater sobre os direitos dos povos originários tradicionais da Região Sul.

Com 31 anos de experiência como missionário, Roberto Liebgott atuou em diferentes regiões do Brasil, como Amazonas e Mato Grosso e, atualmente, coordena a seção Sul, dedicando-se ao apoio a indígenas de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ressaltou que a violência no Sul está mais grave, pois a maior parte das terras indígenas não é demarcada e as invasões de seus territórios são constantes. Ele também descreveu os prejuízos do PL nº 490, que se baseia no marco temporal, e o PL nº 2633, na qual há subsídios para diminuir o combate à grilagem.

Ainda, relatou que, até o dia 30 de junho de 2021, 56.174 indígenas foram infectados pela Covid-19 e 1.126 morreram. Segundo Roberto Liebgott, as diferentes esferas do poder público não prestaram assistência social e médica à maioria dos indígenas. O missionário citou o exemplo de muitos Guarani que vivem em acampamentos improvisados, com precárias condições de alimentação e higiene, são itinerantes e vivem nas margens de rodovias. Destacou nomes de importantes lideranças indígenas que foram assassinadas na história do Brasil e alertou para casos de assassinatos recentes de jovens indígenas no Sul do país.

Mais informações sobre a violência contra os povos originários tradicionais estão disponíveis no site www.cimi.org.br

A live foi gravada e pode ser visualizada no canal do YouTube do Neabi Campo Largo: https://youtu.be/AoMLOyUE2jM

Topo