Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Campo Largo

Automação

CURSO DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL


PARA INGRESSANTES 2020 (PPC alterado em 2019)

1 Características do Curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio

Modalidade: Presencial

Forma de oferta: Integrada

Tempo de duração do curso: 04 anos

Turno de oferta: tarde

Horário de oferta: segunda a sexta das 13h00 às 17h30min, com 30 minutos de intervalo (primeiro e quarto ano) e 13h00 às 18h20min (2 vez por semana, no segundo e terceiro ano) com 20 minutos de intervalo.

Carga horária total: 3.360 h (hora aula de 60 minutos)

Tipo de matrícula/regime escolar: Série/Anual

2 Objetivo geral

O Curso Técnico em Automação Integrado ao Ensino Médio tem como objetivo geral promover a formação humana integral de cidadãos técnicos, críticos, autônomos e ético, comprometidos com transformações sociais, políticas e culturais para atuar no mundo do trabalho numa perspectiva de edificação da sociedade inclusiva e sustentável no desenvolvimento das atividades de automação industrial, de suporte à produção e à prestação de serviços.

3 Perfil Profissional Egresso

O egresso do Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio terá formação omnilateral para compreender o desenvolvimento sociocultural, atuar crítica e conscientemente no mundo do trabalho, a partir de perspectivas da ética, do empreendedorismo e do respeito à diversidade étnico-cultural. Estará apto a “realizar integração de sistemas de automação. Empregar programas de computação e redes industriais no controle da produção. Propor, planejar e executar instalação de equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realizar manutenção em sistemas de automação industrial. Realizar medições, testes e calibrações de equipamentos elétricos. Executar procedimentos de controle de qualidade e gestão” (MEC, 3º edição, p.44). Comprometido com a sustentabilidade, direcionar esforços para a melhoria da eficiência energética e promover o uso de fontes energéticas renováveis.

4 Diplomas e Certificados

O Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio tem duração mínima de quatro anos, perfazendo um total de 3.360 horas, integrando componentes curriculares da Base Nacional Comum e componentes curriculares de Formação Técnica. O egresso estará habilitado como Técnico em Automação Industrial após a integralização de todos os Componentes Curriculares e o cumprimento de todas as atividades previstas na matriz curricular do Curso.

Deste modo, os concluintes do Curso receberão o Diploma de Técnico em Automação Industrial do eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais e Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (conforme Resolução CNE/CEB nº 06/2012).

5 Avaliação da aprendizagem

A avaliação da aprendizagem ocorrerá de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), nº 9.394/96, especificamente o inciso V do artigo 24; a Resolução nº 50/17, que estabelece as normas de avaliação do processo ensino-aprendizagem do Instituto Federal do Paraná e na Resolução nº 54/11, dispõe sobre a Organização Didático-Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no âmbito do IFPR.

O rendimento escolar será avaliado com base no acompanhamento contínuo dos estudantes nas diversas atividades propostas, tais como: trabalhos individuais e em grupo, seminários, estudos de caso, testes orais e escritos, auto avaliação, exercícios práticos em laboratório de informática, entre outros. Os resultados obtidos, nos termos da Resolução nº 50/17, serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo:

Conceito A: quando a aprendizagem do estudante for PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito B: quando a aprendizagem do estudante for PARCIALMENTE PLENA e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito C: quando a aprendizagem do estudante for SUFICIENTE e atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

Conceito D: quando a aprendizagem do estudante for INSUFICIENTE e não atingir os objetivos, conforme critérios propostos no plano de ensino;

O conceito mínimo para aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima obrigatória é de 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do período letivo.

6 Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação dos conteúdos e conceitos será realizada ao longo do período letivo. Serão ofertados estudos de recuperação paralela a todos os estudantes, principalmente aos que apresentarem baixo rendimento, tão logo sejam identificadas as dificuldades no processo ensino aprendizagem. A oferta da recuperação paralela será em horário diverso da aula regular (horários de atendimento), a fim de que o professor possa atender de forma mais individualizada e, a partir das dificuldades encontradas, selecionar objetivos e atividades diferenciadas para efetivar a aprendizagem. Ademais, será assegurado horário para recuperação paralela em dias previamente definidos entre coordenação, professores e alunos.

Ressalta-se que é garantida a recuperação paralela ao estudante, tão logo diagnosticadas as dificuldades de aprendizagem como mecanismo que busca desenvolver e resgatar os conhecimentos necessários à interação do estudante com os conteúdos do currículo. O estudante deverá participar das atividades de recuperação somente o tempo necessário à superação das dificuldades diagnosticadas. Nos termos do artigo 13, item 3, da Resolução nº 50/17, “a recuperação paralela implica em novos registros acadêmicos e, quando constatada a apropriação dos conteúdos estudados, ocorrerá a mudança de resultado”.

7 Uso dos laboratórios

O uso dos laboratórios no Campus Campo Largo é disciplinado pelo Comunicado Interno 02/2015 – IFPR -CAMPO LARGO. Para leitura do documento clique aqui.

8 Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução no 01/2012 do CONSUP, disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-012012

9 Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

10 Coordenação do Curso

Professor Antônio Brandão Campos do Mar
e-mail: antonio.mar@ifpr.edu.br
Fone: 41 3208 8201


VERSÃO ATUAL (PPC 2015)

1 Características do Curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Modalidade: Presencial.

Forma de oferta: Integrada.

Tempo de duração do curso: 04 anos.

Turno de oferta: Integral.

Horário de oferta: Vespertino – 13h00min às 18h20min.

Carga horária total: 4115 horas.

Tipo de matrícula/regime escolar: Série/ Anual.

2 Objetivos

Promover a formação humana integral de cidadãos técnicos, críticos, autônomos e éticos, comprometidos com transformações sociais, políticas e culturais para atuar no mundo do trabalho numa perspectiva de edificação da sociedade inclusiva e sustentável no desenvolvimento das atividades de automação industrial, de suporte à produção e à prestação de serviços.

3 Perfil Profissional Egresso

O Curso visa preparar profissionais para atuar no projeto, execução, instrumentação e instalação de sistemas de controle e automação utilizados nos processos industriais; na manutenção, medições e testes em equipamentos utilizados em automação de processos industriais; programar, operar e manter sistemas automatizados, respeitando normas técnicas e de segurança.

4 Diplomas e Certificados

Diploma de Técnico em Automação Industrial, do Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais e o Histórico de Conclusão do Ensino Médio.

5 Avaliação da aprendizagem

A avaliação é realizada durante toda a série, considerando assiduidade e aproveitamento. O rendimento escolar será avaliado via acompanhamento contínuo do estudante e de seus resultados obtidos nas atividades avaliativas.

Os resultados serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo que A, B e C indicam aproveitamento satisfatório e D, aproveitamento insuficiente. O conceito mínimo para a aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima é de 75% sobre o total das aulas dadas. A avaliação é regida pela Resolução 50/2017 – CONSUP/IFRP, disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-no-50-de-14-de-julho-de-2017/

6 Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação de conteúdos e conceitos se dá ao longo do ano letivo. Ao estudante que não apresentar aproveitamento satisfatório, nos diferentes componentes curriculares, será ofertada a recuperação paralela em horário diverso da aula regular (horários de atendimento).

7 Uso dos laboratórios

O uso dos laboratórios no Campus Campo Largo é disciplinado pelo Comunicado Interno 02/2015 – IFPR – CAMPO LARGO. Para leitura do documento clique aqui.

8 Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução no 01/2012 do CONSUP, disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-012012

9 Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

10 Coordenação do Curso

Professor Antônio Brandão Campos do Mar
e-mail: antonio.mar@ifpr.edu.br
Fone: 41 3208 8201

IFPR Campo Largo – Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene | Campo Largo – PR – Brasil | CEP: 83607-140

Fone: (41)3208-8206

Topo