Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Campo Largo

Mecânica

CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO


1 Características do curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Modalidade: Presencial.                                                      

Forma de oferta: Integrada.

Tempo de duração: 04 anos.      

Turno de oferta: Manhã.

Horário de oferta: 8h às 12h30min.                                  

Carga horária total: 3200h.

Tipo de matrícula: Anual.      

Regime escolar: Série.

2 Objetivo geral

O Curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio tem como objetivo qualificar cidadãos profissionais técnicos de nível médio com formação técnica, ética, empreendedora e política com elevado grau de responsabilidade social comprometido com as transformações sociais, políticas e culturais, capazes de atuar no mundo do trabalho, na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária para atuarem na área de Controle e Processos Industriais, nas atividades inerentes à indústria metal mecânica.

3 Perfil profissional egresso

O egresso do Curso Técnico em Mecânica, integrado ao Ensino Médio terá aprimorada sua capacidade de atuar na sociedade com autonomia intelectual de maneira ética e crítica. Estará apto a prosseguir nos estudos e a atuar no mundo do trabalho que exige formação integral com competência para “elaborar projetos de produtos, ferramentas, controle de qualidade, controle de processos e manutenção relacionados à máquinas e equipamentos mecânicos; planejar, aplicar e controlar procedimentos de instalação, de manutenção e inspeção mecânica de máquinas e equipamentos; operar equipamentos de usinagem; aplicar procedimentos de soldagem; realizar interpretação de desenho técnico; controlar processos de fabricação; aplicar técnicas de medição e ensaios; especificar materiais para construção mecânica, conforme estabelece o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos” (MEC, 3º edição, p.57).

4 Diplomas e certificados

O Curso Técnico em Mecânica integrado ao Ensino Médio tem duração mínima de quatro anos, perfazendo um total de 3.200 horas, integrando componentes curriculares da Base Nacional Comum e componentes curriculares de Formação Técnica. O egresso estará habilitado como Técnico em Mecânica após a integralização de todos os Componentes Curriculares e o cumprimento de todas as atividades previstas na matriz curricular do curso. Deste modo, os concluintes do curso receberão o Diploma de Técnico em Mecânica do eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais e Histórico Escolar de Conclusão do Ensino Médio (conforme Resolução CNE/CEB nº 06/2012).

5 Avaliação da aprendizagem

A avaliação é realizada durante toda a série, considerando assiduidade e aproveitamento. O rendimento escolar será avaliado via acompanhamento contínuo do estudante e de seus resultados obtidos nas atividades avaliativas.

Os resultados serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo que A, B e C indicam aproveitamento satisfatório e D, aproveitamento insuficiente. O conceito mínimo para a aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima é de 75% sobre o total das aulas dadas. A avaliação é regida pela Resolução 50/2017 – CONSUP/IFRP, disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-no-50-de-14-de-julho-de-2017/

6 Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação de conteúdos e conceitos se dá ao longo do ano letivo. Ao estudante que não apresentar aproveitamento satisfatório, nos diferentes componentes curriculares, será ofertada a recuperação paralela em horário diverso da aula regular (horários de atendimento).

7 Uso dos laboratórios

O uso dos laboratórios no Campus Campo Largo é disciplinado pelo Comunicado Interno 02/2015, disponível aqui.  

8 Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução no 01/2012 do CONSUP, disponível em: http://reitoria.ifpr.edu.br/resolucao-012012/

9 Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

10 Coordenação do Curso

Prof. Gismar Schilive de Souza

E-mail: gismar.souza@ifpr.edu.br

Fone: 41 3208 8201

IFPR Campo Largo – Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene | Campo Largo – PR – Brasil | CEP: 83607-140

Fone: (41)3208-8206

Topo