Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica – Campus Campo Largo

1.1 Nível/Modalidade: Superior (Bacharelado) /Presencial

1.2 Tempo de duração/Carga horária: 5 anos/3600h

1.3 Local de realização: Campus Campo Largo

1.4 Aulas presenciais: 18h e 30min às 22h e 40min (aulas de 60 min – com 10 min de intervalo no turno)

1.5 Tipo de matrícula/regime escolar: por componente curricular/semestral

2 Objetivo geral

O Curso Superior de Bacharelado em Engenharia Elétrica tem por objetivo formar egressos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. O espaço da formação, composto por salas de aulas e laboratórios, possibilitará aos estudantes/engenheiros experiências de aprendizagem que integram a teoria e a prática profissional. Dessa forma, os estudantes poderão vivenciar o trabalho coletivo, solidário e interativo, contribuindo para a qualificação individual e a valorização do trabalho em equipe.

3 Perfil profissional egresso

Os profissionais formados neste curso poderão atuar em sistemas industriais complexos e em concessionárias de serviços públicos. O curso propiciará ao aluno uma forte formação nos conteúdos básicos e profissionalizantes que caracterizam a formação do Engenheiro Eletricista. Suas competências preconizadas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) são: supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; elaboração de orçamento; padronização, mensuração e controle de qualidade; execução de obra e serviço técnico; fiscalização de obra e serviço técnico; produção técnica e especializada; condução de trabalho técnico; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; execução de instalação, montagem e reparo; operação e manutenção de equipamento e instalação; execução de desenho técnico.

4 Diplomas e certificados

Nos termos do artigo 114, da Resolução nº 55/2011 do CONSUP/IFPR, o estudante que frequentou todos os semestres, tendo obtido aproveitamento em todos os componentes curriculares, frequência mínima de setenta e cinco por cento (75%) das horas-aula de cada componente curricular e relatório de Estágio aprovado, antes do prazo para jubilamento, receberá o diploma de concluinte do curso, que será obtido junto à Secretaria Acadêmica de seu Campus, após ter realizado a colação de grau na data agendada pela Instituição.

5 Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC e matriz curricular do curso, clique aqui.

Matriz 2020:

• Para acesso ao PPC e matriz curricular do curso 2020, clique aqui.
  • Para acesso à matriz gráfica do curso 2020, clique aqui.
  • Para a relação completa de pré-requisitos da matriz 2020, clique aqui.

Matriz 2024:

• Para acesso ao PPC 2024, clique aqui.
  • Para acesso à matriz gráfica do curso 2024, clique aqui.
  • Para a matriz curricular para ingressantes 2024 (Processo 23410.000500/2018-52), clique aqui.

6 Coordenação do curso

Prof. Dr. Marcos dos Santos Hara

E-mail: marcos.hara@ifpr.edu.br

Fone: (41)3208-8201

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.