Curso Superior de Tecnologia em Materiais – Campus Campo Largo

Atualizado em

1 Características do curso

1.1 Nível/Modalidade: Curso Superior de Tecnologia/Presencial
1.2 Tempo de duração/Carga horária:
3 anos, 2400h
1.3 Horário de oferta:
noturno – segunda a sexta-feira (18 horas e 30min às 22h e 40min (aulas de 60 minutos).
1.4 Tipo de matrícula/regime escolar:
por componente curricular/semestral

2 Objetivo geral

O Curso Superior de Tecnologia em Materiais tem por objetivo a formação de estudantes que atue na pesquisa, desenvolvimento, produção e aplicação de tradicionais e novos materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos; no controle de qualidade e inspeção de materiais; no monitoramento, desde a seleção da matéria-prima; na definição dos métodos de produção até a aplicação industrial, assim como qualifique e avalie o desempenho desses materiais; analise propriedades e processos de fabricação para desenvolver novos materiais com propriedades específicas que possam satisfazer as necessidades do mundo do trabalho e tecnologias atuais.

3 Perfil profissional egresso e área de atuação

Como se trata de um Curso de natureza experimental (sem previsão no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia), o Perfil Profissional do Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Materiais, de acordo com a compreensão dos profissionais que elaboraram esse documento, compreende:

Atua tecnicamente na pesquisa, desenvolvimento, produção e aplicação de materiais metálicos, cerâmicos e poliméricos, em diferentes ramos dos setores produtivos. Realiza e supervisiona o controle, a inspeção e seleção de materiais em diferentes métodos de produção. Avalia o desempenho e necessidade de desenvolvimento de novos materiais com propriedades específicas que satisfaçam as necessidades da produção e tecnologias atuais, aliando inovação, produtividade e sustentabilidade.

Além da formação tecnológica, o Curso propiciará ao egresso uma formação integral, contemplando abordagens específicas da atuação profissional, somada à formação humana e cidadã, promovendo a conexão entre trabalho, ciência e cultura, dimensões indissociáveis na vida humana.

Como se trata de um projeto sem referência no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, utilizou-se como referência cursos que empregam os mesmos campos do conhecimento (Tecnólogo em Processos Metalúrgicos, Tecnólogo em Cerâmica e Tecnólogo em Polímeros). Deste modo, o estudante egresso do Curso estará apto a atuar em: indústrias do ramo metalúrgico, voltadas à soldagem, fundição, conformação, tratamento térmico, tratamento de superfície, siderurgias e aciarias; laboratórios de ensaios mecânicos e ensaios não destrutivos; Indústrias de transformação, processamento e reciclagem de polímeros em geral; Indústrias de processamento de borrachas e resinas; empresas de comercialização, assistência técnica e prestação de serviços voltados para produtos plásticos; indústria de embalagens; indústrias de revestimento, refratário, cerâmica técnica, vidro, de pigmentos e tintas de uso cerâmico; mineradoras; empresas de cerâmica elétrica, cerâmica estrutural e louça de mesa; no planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; gestão e qualidade; empresas em geral (comércio e serviços); Institutos e Centros de Pesquisa; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

4 Diplomas e certificados

Nos termos do artigo 114, da Resolução nº 55/2011 do CONSUP/IFPR, o estudante que frequentou todos os semestres, tendo obtido aproveitamento em todos os componentes curriculares, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das horas-aula (60 min) de cada componente curricular, antes do prazo para jubilamento, receberá o diploma de concluinte do curso, que será obtido junto à Secretaria Acadêmica do Campus, após ter realizado a colação de grau na data agendada pela Instituição.

5 Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao Projeto Pedagógico, clique aqui.

Para a matriz curricular para ingressantes 2024 (Processo 23411.008786/2021-18), clique aqui.

Para acesso ao PPC 2024, clique aqui.

6 Coordenação do curso

Prof. Matheus Manoel Teles de Menezes
E-mail: sup.materiais.campolargo@ifpr.edu.br

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.