Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais – Campus Campo Largo
Nossos Cursos Cursos Superiores Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais

Atualizado em

1 Características do curso

1.1 Nível/Modalidade: Curso Superior de Tecnologia/Presencial

1.2 Tempo de duração/Carga horária: 1.680 horas de componentes curriculares e 80 horas de atividades complementares, totalizando 1.760 horas.

1.3 Horário de oferta: segunda a quinta-feira (18 horas e 30min às 22h e 40min (aulas de 60 minutos)

1.4 Tipo de matrícula/regime escolar: por componente curricular/semestral

2 Objetivo geral

O Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais tem por objetivo a formação de estudantes que compreendam os saberes essenciais de análise, planejamento, gerenciamento, otimização, gestão e governança de processos organizacionais em entidades privadas e/ou públicas, com elevado grau de responsabilidade social comprometidos com as transformações sociais, políticas e culturais, capazes de atuar no mundo do trabalho, na perspectiva da edificação de uma sociedade mais justa e igualitária.

3 Perfil profissional egresso e área de atuação

Nos termos do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (p.48), o Perfil Profissional do Egresso do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, compreende:
Analisa e avalia o ambiente interno e externo e formula objetivos e estratégias gerenciais. Planeja, projeta, gerencia e promove os processos organizacionais e os sistemas da organização. Desenvolve e gerencia processos logísticos, financeiros e de custos. Otimiza os recursos da organização, por meio de melhorias nos processos. Promove a gestão e governança por processos e consequentemente o desenvolvimento de sistemas, a gestão do conhecimento, o redesenho e a melhoria. Promove a mudança organizacional planejada. Vistoria, realiza perícia, avalia, emite laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Além da formação tecnológica, o Curso propiciará ao egresso uma formação integral, contemplando abordagens específicas da atuação profissional, somada à formação humana e cidadã, promovendo a conexão entre trabalho, ciência e cultura, dimensões indissociáveis na vida humana.

O estudante egresso do Curso estará apto a atuar em: Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; Empresas em geral (indústria, comércio e serviços); Institutos e Centros de Pesquisa; Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

4 Diplomas e certificados

Nos termos do artigo 114, da Resolução nº 55/2011 do CONSUP/IFPR, o estudante que frequentou todos os semestres, tendo obtido aproveitamento em todos os componentes curriculares, frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das horas-aula (60min) de cada componente curricular, antes do prazo para jubilamento, receberá o diploma de concluinte do curso, que será obtido junto à Secretaria Acadêmica do Campus, após ter realizado a colação de grau na data agendada pela Instituição.

5 Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

6 Coordenação do curso

Prof. Alexandre Hideo Sassaki

E-mail: alexandre.sassaki@ifpr.edu.br

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.