Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Campo Largo

Cerâmica


1. Características do curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Modalidade: Presencial.

Tempo de duração do curso: 02 anos.

Horário de oferta: 18h45min às 22h15min.

Tipo de matrícula: por componente.

Forma de oferta: Subsequente.

Turno de oferta: Noturno.

Carga horária total: 1200 horas relógio.

Regime escolar: semestral 04 semestres).

2. Objetivo geral

O curso Técnico em Cerâmica tem como objetivo qualificar cidadãos para atuarem na área cerâmica como profissionais técnicos, com postura ética, competência técnica, comprometidos com as transformações sociais, políticas e culturais. Este profissional será capaz de agir no mundo do trabalho, seja de modo empreendedor ou em empresas cerâmicas na região em que está inserido, buscando com isso o aprimoramento da produção e de novos produtos, sempre valorizando as referências históricas e o meio ambiente. 

3. Perfil profissional egresso

4. Diplomas e certificados

O perfil profissional do Técnico em Cerâmica é orientado segundo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, sendo suas competências e habilidades: planejar, coordenar e supervisionar etapas de produção de materiais cerâmicos. Operar e controlar linhas de produção. Utilizar máquinas, equipamentos e instrumentos da indústria cerâmica. Manipular e caracterizar matérias primas e insumos na indústria cerâmica. Desenvolver melhorias no processo produtivo e programar a produção. Realizar ensaios físico-químicos para o controle de qualidade da matéria-prima e do produto acabado. Controlar estoques de produtos acabados.

Em função dos componentes curriculares e carga horária, em cada módulo o aluno receberá Certificados de Qualificação Profissional, mediante solicitação, sendo:

Após conclusão e aprovação de todos os componentes curriculares do Módulo 1: CBO 8231-20 Preparador de massa cerâmica.

Após conclusão e aprovação de todos os componentes curriculares do Módulo 2: CBO 8202-05 Assistente técnico na fabricação de produtos de cerâmica, porcelanatos e afins; e CBO 7523-25 Preparador de moldes.

Após conclusão e aprovação de todos os componentes curriculares do Módulo 3: CBO 7524-20 Esmaltador cerâmico.

Ao término do curso, prazo mínimo de 2 anos, será expedido o diploma de Curso Técnico em Cerâmica do Eixo Produção Industrial.

5. Avaliação da aprendizagem

A avaliação é realizada durante todo o semestre letivo, considerando assiduidade e aproveitamento. O rendimento escolar será avaliado via acompanhamento contínuo do estudante e de seus resultados obtidos nas atividades avaliativas.

Os resultados serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo que A, B e C indicam aproveitamento satisfatório e D, aproveitamento insuficiente. O conceito mínimo para a aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima é de 75% sobre o total das aulas dadas. A avaliação é regida pela Resolução 50/2017 – CONSUP/IFRP.

6. Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação de conteúdos e conceitos se dá ao longo do período letivo. Ao estudante que não apresentar aproveitamento satisfatório, nos diferentes componentes curriculares, será ofertada a recuperação paralela em horário diverso da aula regular (horários de atendimento).

7. Uso dos laboratórios

O uso dos laboratórios no Campus Campo Largo é disciplinado pelo Comunicado Interno 02/2015.

8. Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução nº 01/2012 do CONSUP.

9. Matrizes curriculares

Matriz curricular e ementas 2013

Matriz curricular 2018

10. Projeto Pedagógico do Curso

PPC do curso

11. Coordenação do curso

Prof. Adriano David dos Anjos

E-mail:adriano.anjos@ifpr.edu.br

Fone: (41) 3208-8201

IFPR Campo Largo – Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene | Campo Largo – PR – Brasil | CEP: 83607-140

Fone: (41)3208-8206

Topo