Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Campo Largo

Eletrotécnica

(não haverá ingresso em 2020)

 

1. Características do curso

Nível: Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Modalidade: Subsequente.

Tempo de duração: 02 anos.

Horário de oferta: 18h45min às 22h15min.

Tipo de matrícula: Por módulo/série.

Forma de oferta: Presencial.

Turno de oferta: Noturno.

Carga horária total: 1335 horas.

Regime escolar: Anual.

2. Objetivo geral

  Formar cidadãos críticos, autônomos e empreendedores, comprometidos com a sustentabilidade detentor de um conjunto de conhecimentos que favoreçam sua atuação crítica, participativa e ética no mundo do trabalho, com vistas ao desenvolvimento de atividades voltadas para a compreensão da relação entre teoria e prática para realizarem atividades de execução, operação e manutenção de instalações e equipamentos eletroeletrônicos na indústria, em empresas de prestação de serviços e como profissional liberal pautando sua atuação em princípios éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos, requeridos por uma perspectiva de desenvolvimento sustentável.

3. Perfil profissional egresso

Formar um profissional técnico em Eletrotécnica capaz de: planejar serviços elétricos; realizar instalação de distribuição de alta e baixa tensão; montar e reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências, estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços; instalar e reparar equipamentos de iluminação de cenários ou palcos.

4. Diplomas e certificados

Ao término do primeiro ano de curso será conferido ao aluno o Certificado de Ajudante Eletricista (CBO-7156-15) e, ao término do curso, o Diploma de Técnico em Eletrotécnica, do Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais.

  1. Avaliação da aprendizagem

A avaliação é realizada durante todo o ano letivo, considerando assiduidade e aproveitamento. O rendimento escolar será avaliado via acompanhamento contínuo do estudante e de seus resultados obtidos nas atividades avaliativas.
Os resultados serão traduzidos em conceitos que variam de A até D, sendo que A, B e C indicam aproveitamento satisfatório e D, aproveitamento insuficiente. O conceito mínimo para a aprovação no componente curricular é C e a frequência mínima é de 75% sobre o total das aulas dadas. A avaliação é regida pela Resolução 50/2017 – CONSUP/IFRP.

6. Recuperação de conteúdos e conceitos

A recuperação de conteúdos e conceitos se dá ao longo do ano letivo. Ao estudante que não apresentar aproveitamento satisfatório, nos diferentes componentes curriculares, será ofertada a recuperação paralela em horário diverso da aula regular (horários de atendimento).

7. Uso dos laboratórios

O uso dos laboratórios no Campus Campo Largo é disciplinado pelo Comunicado Interno 02/2015.

8. Direitos e deveres dos estudantes

Os direitos e deveres dos estudantes, bem como as sanções disciplinares, constam na Resolução nº 01/2012 do CONSUP.

9. Matrizes e ementas

Matriz e ementas 2016
Matriz e ementas 2013
Matriz e ementas 2011
Matriz e ementas 2010

10. Projeto Pedagógico do Curso

Para acesso ao PPC do curso, clique aqui.

11. Coordenação do curso

Prof. Marcos Santos Hara
E-mail: marcos.hara@ifpr.edu.br
Fone: 3208 8201

IFPR Campo Largo – Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene | Campo Largo – PR – Brasil | CEP: 83607-140

Fone: (41)3208-8206

Topo