Início Notícias Professores do IFPR visitam Fazenda Urbana de Curitiba

Professores do IFPR visitam Fazenda Urbana de Curitiba

No último dia 09 de junho, os professores e membros do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA Campo Largo) Felipe Pinho e Rodrigo de Souza (Coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia) visitaram a Fazenda Urbana de Curitiba, localizada no Bairro Cajuru e administrada pela Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura de Curitiba.

Na oportunidade, foram recepcionados pelo servidor Guilherme Scharf, que apresentou o espaço de 4.435m², inicialmente previsto para ser inaugurado em junho de 2020, mas, em função da pandemia, ainda encontra-se em fase final de implantação.O projeto visa divulgar práticas e técnicas da agricultura urbana e organização comunitária. A Fazenda Urbana de Curitiba conta com unidades demonstrativas de canteiros construídos com diferentes materiais, dimensões e manejos; estufas para cultivo em ambiente protegido; composteiras; colmeias de abelhas sem ferrão do projeto Jardins de Mel; cozinha escola destinada para treinamentos e atividades educativas; e contêineres refrigerados para armazenamento de alimentos.

O espaço será destinado para treinamento, testes e validação de técnicas e práticas de agricultura urbana que, posteriormente, poderão ser aplicados em algumas das 42 hortas urbanas acompanhadas pela prefeitura de Curitiba, assim como pela população em geral, capacitando-as para a produção do próprio alimento no meio urbano. A visita teve por objetivo avaliar possibilidades de ações integradas entre a Prefeitura de Curitiba e o IFPR Campus Campo Largo, criando oportunidades para os estudantes dos cursos de Agroecologia do Campus.