Projeto de Tecnologia Assistiva do IFPR Campo Largo celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – Campus Campo Largo

Nos Campi

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data do dia 03 de dezembro para a comemoração do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, com o objetivo principal de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância de se promover uma melhor qualidade de vida e garantir o direito dessa população.

Desde 2017, o Câmpus Campo Largo do Instituto Federal do Paraná firmou um convênio com a Prefeitura Municipal, representada pela Secretaria de Educação, com o objetivo de desenvolver tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. Há um projeto no Câmpus Campo Largo intitulado “Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva utilizando a impressora 3D”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa e é composto por uma equipe multidisciplinar com docentes, técnicos e alunos de diversas áreas que atua diretamente neste convênio. As instituições também são compostas por equipes multidisciplinares como fisioterapeutas e assistente social.

Durante essa caminhada de 4 anos, o projeto atendeu diversas pessoas com deficiência através da confecção de órteses e produtos educacionais inclusivos e acessíveis. Mesmo com a Pandemia o projeto continuou suas atividades, respeitando todas as normas de segurança estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e possibilitou uma melhor qualidade de vida e autonomia e inclusão social, ampliando as habilidades funcionais das pessoas com deficiência.

No dia 02 de dezembro a equipe do projeto entregou órteses de membros inferiores para uma criança de 3 anos atendida pelo Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMAE). O teste final para entrega foi realizado pelos fisioterapeutas dessa instituição que aprovaram a tecnologia assistiva e agora realizarão o acompanhamento, juntamente com a família da criança. Sandra é a mãe da criança e, conforme declarou para essa matéria: “estou muito agradecida pelas órteses, este trabalho de vocês vai ajudar o desenvolvimento do meu filho para poder andar, muito lindo o que fizeram para nós”.

As órteses em 3D confeccionadas por esse projeto são de baixo custo, o que facilita a troca conforme o crescimento da criança. Destaca-se que a modelagem da órtese é feita por estudantes (voluntários e bolsistas) do Câmpus Campo Largo. Outra estratégia utilizada é customizar a tecnologia assistiva com o personagem favorito para facilitar a aceitação do uso do produto

Dessa forma, o Câmpus Campo Largo reforça o compromisso com a inclusão social e a quebra de diversas barreiras que os impedem de ter uma efetiva inclusão social e cidadania.