Roda de Conversa reuniu representantes indígenas de Mangueirinha – Campus Campo Largo

NEABI

Roda de Conversa reuniu representantes indígenas de Mangueirinha

Na abertura das atividades Abril Indígena, aconteceu no Campus Campo Largo, no dia 19 de abril, a roda de conversa virtual “Saberes e resistências ancestrais: A associação ambiental indígena”, organizada pelo Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus. A atividade foi mediada pela Professora e Coordenadora do Curso, Emi Lorenzetti, e pelo estudante Leandro Luiz, que destacaram a relevância de aprender técnicas e valorizar saberes indígenas sobre a agroecologia e a relação que a sociedade estabelece com o meio ambiente. O convidado, engenheiro agrônomo Joel Anastácio Kaingang, relatou sua trajetória profissional, abordou a produção agrícola nas Terras Indígenas na região de Mangueirinha e os processos de resistência dos povos originários para manter seus territórios e combater preconceitos. O segundo convidado, José Osmindo Kapanema, descreveu sua atuação como Coordenador de Vigilância Indígena Ambiental e da Associação Sócio Ambiental Indígena Kaingang Guarani, que desenvolve projeto de cultivo agroecológico. Confira a roda de conversa no canal do Neabi Campo Largo no YouTube.

A próxima atividade será desenvolvida pelo Neabi Campo Largo entre 28 e 30 de abril. As inscrições para o evento “Diálogos sobre História e Culturas Indígenas” podem ser realizadas até dia 27/04 no seguinte site: https://www.even3.com.br/dialogoshistoriaindigena