Sessão interativa: “A visibilidade da diferença nos seriados contemporâneos” – Campus Campo Largo

NAC

Sessão interativa: “A visibilidade da diferença nos seriados contemporâneos”

No dia 21 de maio os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e Arte e Cultura (NAC) do Campus Campo Largo promoveram a live interativa “A visibilidade da diferença nos seriados contemporâneos”. Essa proposta surgiu a partir de uma pesquisa realizada com a comunidade acadêmica para descobrir o conjunto de séries e temáticas que estão mais recorrentes. Temas relacionados à diferença, ao preconceito e a violência foram os mais apontados. A sessão interativa que foi coordenada pelo Professor Everton Ribeiro contou com a participação de diversos estudantes, docentes e membros da comunidade e buscou desvelar temas pouco discutidos e – cada vez mais – emergentes em programações televisivas.

Os participantes trouxeram ao debate a intersecção entre marcadores sociais da diferença e violências, como: intolerância religiosa, sexualidade, LGBTfobia, racismo, violência contra a mulher, assédio, estupro, aborto, educação sexual, inclusão, abuso de drogas, machismo, sexismo, misoginia, preconceito, arranjos familiares, bullying e xenofobia.

Na enquete, mais da metade dos respondentes informou que o contato com as séries aumentou no período de isolamento social, um momento ímpar para refletir as temáticas que constituem tais programações. As séries mais assistidas pelos participantes foram: Sex Education, La casa de papel, 13 reasons why, Elite, Anne with an E e Grey’s anatomy, respectivamente. A Produção Audiovisual e a Educação em Direitos Humanos fazem parte do componente curricular Arte, que é ministrado pelo Professor Everton no Ensino Médio Integrado. Ao final da live, foram sorteados dois kits com um livro e um DVD aos participantes.