Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Campo Largo
Início Notícias Setembro Azul: o mês da conscientização sobre a visibilidade da Comunidade Surda

Setembro Azul: o mês da conscientização sobre a visibilidade da Comunidade Surda

Publicado em

O Setembro Azul carrega histórias de lutas por uma sociedade mais justa e inclusiva e celebra os direitos conquistados pela comunidade surda.

A cor azul possui um significado que para muitos pode ser triste, mas também pode ser encarada como um símbolo de orgulho e resistência da Comunidade Surda. A simbologia vem da Segunda Guerra Mundial quando, durante a tentativa dos nazistas de livrar o mundo daqueles considerados “inferiores”, todas as pessoas com deficiência eram identificadas por uma faixa azul no braço – o que incluía a população surda.

A escolha do mês de setembro é repleta de significados na cultura e história nacional e internacional. Conheça algumas datas:

Dia 10 – Dia Mundial da Língua de Sinais

Dia 23 – Dia Internacional da Língua de Sinais.

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e representa um grande avanço para essa comunidade. A língua de sinais não é universal e cada país tem a sua.

Dia 26 – Dia Nacional dos Surdos

A data foi escolhida porque no dia 26 de setembro de 1857 a Comunidade Surda teve uma grande vitória: a criação da primeira Escola de Surdos no Brasil. Atualmente conhecido como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Dia 30 – Dia Internacional do Surdo e Dia Internacional da Tradução e do Tradutor/Intérprete

Um dia para relembrar as lutas ao longo dos anos e comemorar as conquistas alcançadas pela Comunidade Surda no mundo inteiro e valorizar o profissional que traduz e interpreta a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a língua portuguesa e vice-versa, mediando a comunicação entre surdos e ouvintes nos mais diferentes espaços da sociedade.

Dessa forma, o Campus Campo Largo faz sua singela homenagem aos estudantes surdos do IFPR e aos profissionais envolvidos, reforçando o compromisso com a comunidade surda e a luta pela inclusão escolar.

Confira o vídeo!

Galeria de Fotos

IFPR Campo Largo – Rua Engenheiro Tourinho, 829 – Vila Solene | Campo Largo – PR – Brasil | CEP: 83607-140

Considerando a suspensão das atividades administrativas presenciais, o contato deverá ser efetuado via e-mail: serac.campolargo@ifpr.edu.br
Topo