Tecnologia assistiva de alimentação é entregue a estudante com deficiência – Campus Campo Largo

Tecnologia assistiva de alimentação é entregue a estudante com deficiência

No dia 23 de maio, servidores do Campus Campo Largo, participantes de uma ação conveniada, fizeram a entrega de tecnologia assistiva de alimentação para a Escola Campo Largo – ERCE. Em 2017, o IFPR e a Prefeitura Municipal de Campo Largo – PMCL firmaram este convênio que possui como objeto o manuseio, pelos servidores do Campus, de uma impressora 3D de propriedade da PMCL. Essa ação conjunta tem como escopo de aplicação as áreas de Educação Especial ou de apoio a pessoas com deficiência do Município de Campo Largo.

A ERCE tem por finalidade prestar atendimentos educacionais a alunos com deficiência intelectual (moderados a severos) na modalidade de Educação Especial, associados ou não a uma síndrome ou outra deficiência. Atualmente realiza atendimento a 160 alunos. A impressão de cabos de colher em 3D foi definida com a participação de uma equipe multidisciplinar como terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e psicóloga e a equipe do IFPR participante do convênio.

Conforme relato da terapeuta ocupacional da Escola Campo Largo, Drª Steffi Barkmann “o atendimento dessa demanda em tecnologia assistiva é de suma importância, pois em consonância com os treinos de atividade de vida diária (alimentação), estimula a independência e autonomia do estudante, tanto na escola, quanto em casa, visto que uma dessas colheres ficará para uso domiciliar”.

Para os servidores do IFPR, integrantes da proposta, este convênio entre as esferas públicas são de grande valia para a implementação de ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas com deficiência no município.

Este processo está embasado em um plano de trabalho elaborado semestralmente e constituído por etapas de execução, como a melhor aplicação da metodologia do modus operandi para impressão e modelagem deste produto específico para cada estudante.