Estudantes do ensino médio participam de prática agroecológica no campus – Campus Campo Largo

Estudantes do ensino médio participam de prática agroecológica no campus

Na quinta-feira (28), os estudantes do segundo ano do ensino médio integrado, curso de Automação, realizaram uma atividade no Laboratório de Práticas e Estudos em Agroecologia (LAPEA).

A prática fez parte das aulas de Geografia, disciplina ministrada pelo professor Vinicius Facco, e teve como finalidade apresentar aos estudantes os princípios, técnicas e fundamentos da agroecologia, uma proposta alternativa de agricultura. Na disciplina de Geografia, a turma debateu a formação do espaço rural brasileiro a partir da questão agrária, as características produtivas do setor primário da economia e os modelos de agricultura. Neste último item, os estudantes visualizaram teoricamente as diferenças existentes entre o modelo do agronegócio e a proposta da agroecologia. A prática feita no Lapea contribuiu para que os estudantes vivenciassem esta última. Foram abordados os seguintes aspectos no exercício prático: tratos culturais, qualidade do solo, criação animal, formação de uma pilha de compostagem e elaboração de um croqui do local. Os professores Homero Amaral, Rodrigo de Souza e Ronaldo Guedes de Lima, docentes dos cursos de Agroecologia do campus, participaram da atividade, contribuindo com suas experiências para a formação humana dos estudantes. Após a atividade, o estudante Kevin Filipak destacou a relevância da agroecologia: “É importante, pois é a única forma de produzir sem prejudicar nosso meio ambiente”.